A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo Aedes aegypti e na sua fase aguda pode causar sequelas graves ao paciente. Com o intuito de auxiliar no combate ao inseto em Costa Rica, a Secretaria Municipal de Saúde e Controle de Vetores estão intensificando as ações no município, conforme definido em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (6).
Durante o encontro encabeçado pelo secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, foram apresentados aos agentes números das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e traçadas novas estratégias para reforçar o combate aos criadouros do mosquito bairro a bairro.
“Nosso objetivo é articular trabalhos prévios para evitar ou minimizar o aumento de casos, mobilizando a sociedade para colaborar conosco neste combate ao Aedes aegypti”, ressalta o secretário.
Conforme a Vigilância em Saúde do município, em 2023 já foram registradas 40 notificações, 19 descartadas e apenas um caso confirmado de dengue em Costa Rica.
Fonte:Assessori/Angela Bezerra
|