Os setores da delegacia de Polícia Civil de Costa Rica/MS passaram por inspeção no último dia 25 de abril. O delegado regional lotado em Paranaíba/MS, Lúcio Fátima da Silva Barros realizou a correição nas dependências da unidade policial, conversou com seguimentos da população, autoridades do município e advogados.
O regional reuniu com o delegado titular da unidade: Jhonny Garcia Trindade e em seguida conversou com os 17 servidores lotados na delegacia. Após a inspeção o regional afirmou: “Encontrei tudo correto”.
Ele destacou ainda a que as estatísticas mostram que houve diminuição nas taxas de criminalidade no município, “há um trabalho muito bem feito aqui na delegacia no sentido de inquéritos policiais em trâmite, o número de procedimentos em Costa Rica é um dos menores encontrados, isso demonstram que os procedimentos instaurados têm agilidade, e isso facilita o trabalho”.
O regional disse ao Hora da Notícia reconhecer que Costa Rica, necessita de mais um delegado, ou uma delegada, porém observou que: “A decisão é da DPI (Departamento de Polícia do Interior) e do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública”.
Jhonny assumiu a titularidade da delegacia no último dia 31 de março. De acordo com ele relata cerca de 45 inquéritos por mês, outros 13 inquéritos estão em andamento sob investigação, ainda de acordo com Jhonny são registrados em média 100 TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por mês e mais os atos infracionais envolvendo menores.
O delegado tem a disposição anexo a delegacia de polícia uma sala destinada ao “Centro de Mediação de Conflitos” onde são discutidas situações que evitam a abertura de inquéritos policiais.
Na delegacia estão lotados uma equipe reduzida de servidores: são 10 agentes (investigadores), 02 escrivães e 07 servidores cedidos pela prefeitura que faz a função administrativa na delegacia. Para as ações operacionais a delegacia conta com três veículos para o deslocamento e operações no município.
Violência contra mulheres:
O delegado informou que os B.O (Boletins de Ocorrência) registrados apontam que o crime de violência doméstica atingiu 71 mulheres no período de janeiro último até 25 de abril.
A comarca conta a “Sala Lilás”, inaugurada em dezembro de 2021. Esse é um espaço destinado para o acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica, “os índices de violência contra mulheres são muito altos ainda”, disse o delegado Jhonny.
O escrivão Valdir Marcondes Gomes, informou ao Hora da Notícia que somente 3 pessoas permanecem presas nas celas anexas a delegacia.
Em Costa Rica as forças policiais contam o Conseg (Conselho Municipal de Segurança) que faz repasse mensal para as despesas, dinheiro repassado pela prefeitura.
O delegado tem a disposição o GTO (Grupo Tático Operacional) que realiza patrulha nas propriedades rurais, entradas e saídas da cidade, sempre objetivando a prevenção: “combater a criminalidade e reduzir os índices de violência, esse é o objetivo. O grupo é formado por todos os policiais que trabalham no município”, disse
O regional é responsável por sete delegacias na região do bolsão: sendo as comarcas de Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Tabuado, Inocência, Costa Rica, Paraíso das Águas e Paranaíba onde funciona a sede da regional distante cerca de 260 km de Costa Rica. Lúcio e sua equipe almoçaram na unidade policial.
Prestigiaram a audiência o comandante dos bombeiros, Samuel Pedrozo Borges e o tenente Cláudio Mendes (Polícia Militar), O presidente da 16ª Subseção da OAB de Costa Rica, Rafael Schiavinato Canova compareceu na audiência e elogiou o trabalho desempenhado pelas forças policiais.
Hora da Notícia
|