www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
20/05/2023 - 09:23
Diretor escolar em Costa Rica será escolhido por processo seletivo
Foto: Divulgação
O Decreto nº 4.923, de 17 de maio de 2023, foi instituído para regulamentar as normas e critérios para a escolha e provimento da função de diretor escolar nas instituições públicas da Rede Municipal de Ensino em Costa Rica/MS. O objetivo é adotar critérios técnicos de mérito e desempenho através de processo seletivo para garantir a escolha de profissionais capacitados.
 
O Decreto considera a Lei Federal nº 9.394/1996, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Lei Complementar n° 85/2019, com as alterações proferidas pela Lei Complementar nº 111/2022. Além disso, o prefeito de Costa Rica, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo art. 96, inciso VII, da Lei Orgânica do Município, estabelece as condições normativas para a escolha de diretores escolares.
 
Para ser elegível ao cargo de diretor escolar, é necessário cumprir os seguintes preceitos: ser integrante do quadro permanente do magistério municipal; possuir habilitação mínima de curso de graduação em Pedagogia e/ou formação em outra licenciatura com especialização na área de Gestão ou Administração Escolar; possuir experiência mínima de 3 anos de efetivo exercício em docência na Rede Municipal de Ensino; possuir certificação em curso de Gestão ou Administração Escolar, com carga horária mínima de 180 horas, ofertado ou reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação de Costa Rica/MS.
 
Para se candidatar a diretor de escola na rede municipal, é necessário preencher alguns requisitos, como estar em efetivo exercício nas instituições de ensino da rede municipal nos últimos 24 meses, ter estabilidade no serviço público e disponibilidade para cumprir carga horária com dedicação exclusiva. Além disso, o candidato não pode estar sofrendo processo disciplinar administrativo, não ter sido condenado em ação penal nos últimos três anos e não ter sofrido pena disciplinar em processo de sindicância ou processo administrativo disciplinar nos últimos 4 anos. Também não pode estar afastado por mais de 30 dias consecutivos ou interpolados, exceto nos casos de férias e licença maternidade, e não ser servidor readaptado provisória ou definitivamente.
 
Com a publicação do Decreto, a escolha de diretores escolares passa a ser feita através de processo seletivo, levando em conta os critérios estabelecidos. A medida visa aprimorar a gestão escolar e garantir a qualidade da educação oferecida na Rede Municipal de Ensino em Costa Rica/MS.
 
O mandato para a função de diretor escolar será de 3 anos, permitida uma recondução. O processo seletivo de 2023 será regulado através da publicação de um ou mais editais.
 
O ato foi publicado na edição 3458 do Diário Oficial do Município da última quarta-feira (17).
 
 
Assessoria de Comunicação - PMCR Silvestre de Castro 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS