Dois dos três senadores de Mato Grosso do Sul votaram a favor da MP n° 1154, de 2023. Favoráveis, os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União) votaram sim, ao passo que a senadora Tereza Cristina (PP) foi contra a criação dos novos ministérios.
Proposta pelo presidente Lula, a medida provisória tinha como objetivo estabelecer a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios do novo Governo.
Ao todo, a MP obteve 51 votos favoráveis, 19 votos contrários e uma abstenção. O principal ponto de divergência entre os senadores, se deu em torno do aumento do número de pastas da Esplanada, que subiu de 23 para 37 ministérios ou órgãos com status de ministério.
Entre os parlamentares contrários à aprovação estão nomes como Flávio Bolsonaro (PL-RJ); Eduardo Girão (Novo-CE); Damares Alves (Republicanos-DF); Eduardo Mourão (Republicanos-RS) e Sérgio Moro (União Brasil -PR).
Após turbulências políticas na Câmara dos Deputados, A MP chegou ao Senado no último dia antes de perder a validade.
Segundo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), a medida correu o risco de não ser apreciada. Ao passo que, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou a condução pela Câmara.
Alison Silva
|