Nesta quarta-feira (5), aconteceu o 1º Arraiá do Hiperdia Rural na Lage, com a participação de diversos profissionais da área. A realização foi da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rural, uma iniciativa da Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Saúde, que tem como objetivo levar atendimento médico e serviços de saúde para as comunidades rurais do município.
Durante o evento, foram realizados 161 procedimentos, beneficiando os moradores da região. Entre os serviços oferecidos estavam consultas médicas, vacinas contra Influenza e Covid-19, testes rápidos, consultas de triagem como peso, aferimento de pressão arterial e glicemia, atendimentos odontológicos com doação de escovas, orientação e procedimentos de restauração.
Para o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, a realização do 1º Arraiá do Hiperdia Rural na Lage é mais uma prova do compromisso da administração municipal em levar saúde de qualidade para todos os cidadãos, inclusive aqueles que vivem nas comunidades rurais. Ele ressalta a importância de proporcionar acesso a serviços de saúde de forma igualitária, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a atendimentos médicos e odontológicos.
Os profissionais que participaram da ação foram fundamentais para o sucesso do evento. O médico Cristiano Cajango, a enfermeira Thaiane Morian, o técnico de enfermagem Dione Henrique, a atendente de farmácia Marta, a agente de saúde Eliene, a auxiliar de limpeza Iris, a cirurgiã dentista Maria Eduarda Fonseca Barbosa e a auxiliar de dentista Vania Santos desempenharam um papel fundamental no atendimento aos moradores da Lage e região.
A ESF Rural é uma estratégia que visa levar atendimento médico e serviços de saúde para as comunidades rurais, que muitas vezes ficam desassistidas nesse aspecto. A iniciativa busca promover a saúde preventiva, oferecendo consultas médicas regulares, vacinação, testes rápidos e atendimentos odontológicos.
Além disso, a ESF Rural também realiza ações de educação em saúde, orientando os moradores sobre a importância da prevenção de doenças e promovendo hábitos saudáveis. Essa aproximação entre os profissionais de saúde e a população rural contribui para o fortalecimento do vínculo e para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Nesse sentido, a administração municipal reafirma seu compromisso em levar saúde para todos os cidadãos, inclusive aqueles que vivem nas localidades mais distantes. Através da ESF Rural, a prefeitura busca garantir que ninguém seja deixado para trás e que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da população rural.
PMCR
Silvestre de Castro
|