Pela primeira vez na história, Costa Rica esteve presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), do dia 02 a 05 de julho, com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".
A técnica de enfermagem Márcia Gonçalves, do Centro de Especialidades Médica (CEM) de Costa Rica/MS, representou o município na conferência. Ela foi eleita delegada na cidade e apresentou propostas que foram levadas e defendidas nas etapas estaduais e nacional. A Secretaria de Estado de Saúde de MS custeou as despesas de hotel e passagens aéreas para a enfermeira. Márcia se sentiu honrada em representar a cidade e afirmou que em 2023, o interior teve voz durante a conferência.
A enfermeira entregou nesta segunda-feira (10), ao prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos e ao secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, uma cópia do Relatório Consolidado da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Na oportunidade a servidora pública foi parabenizada pelos gestores por representar e defender com excelência os interesses do município.
17ª Conferência Nacional de Saúde contou com a participação de mais de 6 mil pessoas de todo o país, entre elas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e a Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade Lima, entre outras autoridades.
Durante o evento, diversas propostas foram discutidas e incorporadas nas etapas estaduais e nacional. Algumas dessas propostas saíram do município de Costa Rica, mostrando a importância da participação ativa dos representantes locais na conferência.
A programação do evento incluiu atividades autogestionadas, palestras e grupos de trabalho, abordando temas como "O Brasil que temos. O Brasil que queremos", "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas", "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" e "Amanhã será outro dia para todos e todas". Além disso, houve uma cerimônia de abertura e atividades culturais para os participantes.
A conferência teve seu encerramento no dia 05 de julho, com plenárias deliberativas e uma plenária final celebratória. O evento foi considerado um sucesso e reforçou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na garantia dos direitos e na defesa da vida e da democracia.
Assessoria de Comunicação / PMCR
Silvestre de Castro
|