A Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Mundo Novo é parceira do evento que é referência para a agricultura familiar no Sul do Estado e que acontece em Juti, cidade localizada no Mato Grosso do Sul. Estamos falando da 17ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos. Com o tema "Novos tempos para a agricultura familiar e a agroecologia", o evento que acontecerá entre os dias 21 e 23 de julho, tem como objetivo incentivar a agrobiodiversidade em comunidades rurais e indígenas, além de promover a produção de alimentos saudáveis e a segurança alimentar das famílias.
A iniciativa é uma maneira alternativa de apresentar a produção com sementes crioulas e de defender um modelo agrícola sustentável, considerando as dimensões sociais, políticas, ambientais, culturais, organizacionais e econômicas. A feira contará com diversas atividades, desde exposições de sementes crioulas e nativas, produtos agroecológicos e artesanato, até palestras e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar, agroecologia, conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Além disso, serão disponibilizadas capacitações, como oficinas, minicursos e dia de campo, para agricultores, indígenas, estudantes, técnicos e a comunidade em geral.
O principal objetivo do evento é resgatar as sementes crioulas e incentivar a troca e o armazenamento entre os agricultores, além de promover a conservação da biodiversidade presente no Bioma Cerrado.
A feira é uma oportunidade para a população conhecer as riquezas da região e incentivar práticas sustentáveis na agricultura. A expectativa é que a mostra atraia milhares de pessoas, fomente negócios e parcerias entre os produtores e contribua para a valorização da agricultura familiar e das comunidades tradicionais.
A edição de 2023 é organizada pelo Instituto Cerrado Guarani, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Mundo Novo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prefeitura Municipal de Juti, Associação de Produtores Orgânicos do MS (APOMS), Comissão Estadual da Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul (CPOrg-MS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Embrapa Pantanal. Confira a Programação na arte abaixo. Com informações do portal da Embrapa.
Por:Imprensa UEMS
|