www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
09/09/2023 - 09:25
Laboratório de Inovação da PGE desenvolve versão para impulsionar processo de digitalização
Foto: Guido Brey Jr/PGE
O LabPDI (Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) está desenvolvendo uma nova versão do C-DOC (Sistema de Controle de Documentos). A iniciativa vai de encontro as diretrizes do Governo Digital e pretende modernizar ainda mais a digitalização e o controle de documentos na PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul).
 
Considerando o grande fluxo em algumas Procuradorias Especializadas e Coordenadorias Jurídicas, o Laboratório irá aperfeiçoar o sistema implantado em 2021 e agilizar o trabalho dos servidores e procuradores do Estado.
 
O técnico e pesquisador em Tecnologia da Informação, Ricardo Antônio Sampaio da Costa, explica que a nova versão do sistema irá proporcionar maior facilidade aos usuários, uma das causas disto é que ele será migrado para uma plataforma web e poderá ser acessado em qualquer lugar.
 
 “Uma das grandes mudanças do C-DOC é que antes ele apenas realizava o controle de documentos, hoje trazendo essa solução nova será possível produzir as peças dentro do próprio sistema, isso auxiliará muito na parte de estatística e na qualidade de produção das peças, além de garantir que todos os documentos em formato digital estejam armazenados em uma única plataforma”, explicou.
 
Para o desenvolvimento da nova versão desta ferramenta foram realizadas diversas etapas: criação de fluxogramas, documento de Discovery (documento que rege as regras do sistema), aprovação das telas do sistema, desenvolvimento dos papéis funcionais (espaço para procuradores, assessores e servidores do administrativo), entre outras.
 
De acordo com o LabPDI as regras do sistema ainda estão sendo definidas pois cada setor possui sua peculiaridade. A princípio foram estabelecidas diretrizes básicas para estruturar o sistema, como por exemplo, os prazos que cada procurador possui, quem pode aumentar o prazo, quais unidades podem visualizar os documentos e para onde podem encaminhar.
 
A equipe do Laboratório de Inovação já realizou a capacitação com algumas das unidades que irão utilizar inicialmente a solução. São elas: PAG (Procuradoria de Assessoria ao Gabinete), COPGE (Coordenadoria da PGE), CGPGE (Corregedoria-Geral), PAA (Procuradoria de Assuntos Administrativos) e a CJUR-SAD (Coordenadoria Jurídica da PGE na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização).
 
Conforme explica o pesquisador em Tecnologia da Informação, atualmente está sendo finalizado o ambiente de homologação, etapa em que as unidades simulam várias situações de tramitação de documentos para validar as funções do sistema.
 
“Essa etapa é quando a gente leva até o cliente a aplicação para melhorá-la antes de entrar na produção. A ideia é que os setores selecionados utilizem a solução e tragam os feedbacks para que possamos pensar nas alterações necessárias e consolidar o sistema a fim de que ele seja acessível e adequado para todos”, disse Ricardo da Costa.
 
Para a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, a nova versão da ferramenta irá impulsionar ainda mais o processo de digitalização e controle de documentos no órgão, que foi escolhido pelo Governo para ser pioneiro na implantação de processos eletrônicos no Estado.
 
“Esta mudança irá proporcionar mais agilidade e eficiência nos procedimentos executados pela PGE, bem como uma mensuração do volume de atividades do Consultivo. Nosso intuito com a nova ferramenta é modernizar e aprimorar ainda mais os serviços públicos prestados através de soluções digitais”, afirmou.
 
A procuradora do Estado e coordenadora da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica) - unidade da qual o Laboratório faz parte -, acrescenta que o sistema irá facilitar o controle, o acesso e a produção de documentos.
 
“O sistema será bem completo e irá facilitar o controle, o acesso e a produção de documentos em muitas áreas de atuação da PGE como por exemplo no direito e na governança, além das áreas administrativas e de estatística. Estamos acompanhando o Estado nessa transformação digital para trazer ainda mais resultados positivos”, ressaltou Cristiane Müller Dantas.
 
Hanelise Brito, PGE
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS