Figueirão celebra 20 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (29). O município fica localizado a 258 quilômetros de Campo Grande e possui 3.539 pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade recebe o nome devido a uma figueira que ficava às margens do Córrego Figueirão, extinto pelo assoreamento.
A cidade possui seus registros históricos datados em 1901, com a ocupação da área onde está localizado o município, antes habitadas pelos Caiapós, os migrantes eram em sua maioria de Goiás e Minas Gerais.
Em 1935, um casal de jovens recém-casados em Coxim chegou ao município, contratado por uma das famílias pioneiras, para lecionar. Para solucionar as dificuldades referentes à educação, o casal iniciou a construção de um colégio estadual, de acordo com a página da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a construção iniciou a fundação de Figueirão.
Em 1952, a escola iniciou o ano letivo com 38 alunos frequentes, e assim, a região passou a ganhar aspectos de vila, com a criação de estabelecimentos comerciais, Polícia Militar e igreja. Em 1963, o vilarejo se tornou distrito. Desde então, o distrito foi tomando forma, com instalação de agência bancária, escola municipal, posto de saúde, hospital, maternidade. Em 29 de setembro de 2003, o município recebeu a emancipação político-administrativa e a primeira eleição ocorreu em 3 de outubro de 2004.
De acordo com a Assomasul, no turismo, o município se destaca pela natureza, com os sítios arqueológicos, balneários, figueira centenária, e supostas pegadas de animais pré-históricos.
A programação para o aniversário nesta sexta-feira (29) é de rodeio em carneiro e touros, show de Henrique e Diego e baile, às 18h. No sábado (30) terão rodeios, show de Vitor e Cadu e baile, às 18h.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
|