www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
21/12/2023 - 04:12
“Um dia para ficar na história de MS”, diz Paulo Corrêa sobre sanção da Lei do Pantanal
Foto: Divulgação
Assessoria
“Hoje é um dia histórico para Mato Grosso do Sul. A Lei do Pantanal é fruto de muito diálogo, de consenso, e representa a união de esforços em torno da preservação desse bioma singular, que representa 1/3 do Estado e é a nossa maior riqueza”, destacou o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).
 
Autor da Lei das Águas Cristalinas, o 1º secretário da Assembleia Legislativa participou, nesta segunda-feira (18), da assinatura da Lei do Pantanal, que contou com a participação do governador Eduardo Riedel, três ministros de Estado e diversas autoridades.
 
Corrêa lembrou que o objetivo do texto é proteger o bioma e promover o desenvolvimento sustentável. “Foram feitas diversas discussões com a participação de todos os setores envolvidos para chegarmos a esse texto equilibrado, sensível e que marca um novo momento para Mato Grosso do Sul. Preservar o meio ambiente é e sempre será nossa prioridade”, afirmou Corrêa. 
 
Pioneira, a Lei do Pantanal visa a conservação, proteção, restauração e exploração ecologicamente sustentável da maior planície alagável do mundo. Na Assembleia Legislativa, o projeto, de autoria do Governo do Estado, foi aprovado com apoio maciço dos deputados estaduais: 23 dos 24 parlamentares foram favoráveis à nova legislação.
 
“Com apoio dos demais deputados, aos quais agradecemos, aprovamos a matéria com a seriedade, rapidez e eficiência que o Pantanal merece e a sociedade esperava de nós”, pontuou.
 
Na avaliação do governador Eduardo Riedel, “a lei é da sociedade sul-mato-grossense, não é só do Governo do Estado. Houve equilíbrio para a construção e o Estado tem se tornado referência em garantir a preservação da biodiversidade”, apontou.
 
“Temos em torno de 84% do Pantanal preservado, e vamos redobrar a atenção garantindo espaço de biodiversidade única, com estoque importante de carbono e práticas sustentáveis. O fundo é um espaço para obter recursos e garantir que o Pantanal continue sendo preservado”, acrescentou o governador.
 
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva reconheceu a importância da legislação para a proteção do bioma. “A sociedade brasileira quer ver desenvolvimento e ao mesmo tempo a proteção dos recursos naturais. O Pantanal é um bioma único no mundo e o Brasil se orgulha muito. Ter uma união para proteger o patrimônio do povo brasileiro é algo muito relevante”, disse.
 
Lei do Pantanal - A legislação também cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal, que será dominado como Fundo Clima Pantanal, para promover o desenvolvimento sustentável do bioma e possibilitar a gestão das operações financeiras destinadas ao financiamento de programas de pagamentos por serviços ambientais na área.
“As doações para o Fundo não vão concorrer com o orçamento, não tem problema de espaço fiscal, é livre para organismos internacionais, iniciativa privada, e faz toda diferença”, disse a ministra Simone Tebet.
 
A cerimônia ocorreu no Bioparque Pantanal, com a presença do governador Eduardo Riedel, das ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e do ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), além de secretários estaduais, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.
 
*Com informações do Governo de MS
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS