Empresa de energia tentando regularizar a situação
Uma sobrecarga externa em um dos geradores causou a queda de energia elétrica na Santa Casa de Campo Grande, de acordo com o próprio hospital. Esta é a segunda pane em 15 dias. O quarteirão do hospital na Rua Rui Barbosa, também foi atingido e está sem energia elétrica.
Quando a pane ocorreu, por volta das 13h40, momento em que começou uma chuva na cidade, os demais geradores do hospital foram acionados, sem que houvesse prejuízo assistencial aos pacientes, conforme a assessoria de imprensa da Santa Casa.
Em seguida, o setor de infraestrutura e bombeiros civis passaram a atuar em conjunto para identificar e resolver o problema o mais rápido possível. Equipe da Energisa (concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica) também permanece no local e deve emitir um parecer técnico para identificar a extensão da ocorrência.
Há 15 dias, também houve falta de energia na Santa Casa
O diretor técnico da Santa Casa, Dr. William Lemos, disse que “o contratempo ocorreu novamente”, porém, equipes da Energisa e de outras empresas já estão avaliando a extensão da ocorrência. “No momento, o abastecimento está limitado. Viemos aqui reiterar que o quadro se mantém, de todos os pacientes, estável, com a prestação de assistência dentro dos limites da normalidade, com toda a assistência sendo prestada de forma adequada. E as áreas críticas, onde nós temos pacientes, centro cirúrgico, centro obstétrico, UTI’s [Unidade de Terapia Intensiva], estão todas abastecidas. Não há nenhum problema de abastecimento nestas áreas críticas, pois, já temos os nossos geradores a pleno funcionamento, como da última vez”, disse.
Segundo Lemos, a Santa Casa vem passando por várias reformas para atender a população. “Nós já vinhamos fazendo várias tratativas para investigação da estrutura física e para sanar possíveis vários problemas e isso já vinha sido feito a contento, mas, nós tivemos este percalço neste momento. Ainda estamos investigando o que pode ter acontecido. Dados preliminares mostram que pode ter sido abastecimento externo mesmo, nada dentro da estrutura da Santa Casa, mas, estamos com a equipe inloco”, ressaltou.
Ainda conforme o diretor, a própria força de trabalho está atuando para manter a assistência dentro da normalidade. “…Os pacientes na área de enfermaria estão sendo cuidados da forma protocolar, mantendo toda a assistência necessária para que não haja nenhum problema, assim como da outras vez, todos os protocolos de contingência foram acionados e nós estamos fazendo o atendimento normalmente destes pacientes.
Foi solicitado a regulação, que redirecinasse alguns pacientes que, porventura, estivessem sendo transferidos para a Santa Casa até que a gente consiga ter a real dimensão do que ocorreu e assim não expor nenhum paciente, nenhum cidadão sul-mato-grossense por algum risco com esse desabastecimento na Santa Casa. Por hora a situação é estável, controlada, com todas as equipes já trabalhando na contingência “, finalizou o diretor.
Na ocasião, a assessoria de imprensa diz que o fluxo no hospital estava muito tranquilo e os pacientes foram realocados tanto para a enfermaria para o corredor do pronto-socorro, onde há maior ventilação. Para estes locais, foram encaminhados pacientes conscientes, orientados e que aguardam resultados e exames, bem como algum procedimento cirúrgico, que serão realizados normalmente.
Da Redação MIdiamax
|