Como se reinventar enquanto profissional para transformar a realidade na qual se vive inovando no âmbito da educação. Esse foi um dos tópicos abordados na palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita. A palestra faz parte do evento “Professor Transformador”, iniciativa do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, e reuniu cerca de 500 docentes e profissionais da educação, em São Gabriel do Oeste, na última sexta-feira (2).
Para a secretária de Educação do município, Danielle Emiliani, o evento conta como ponto de partida para as atividades educacionais de 2024. “O ‘Professor Transformador’ não apenas marca o início de uma semana de formação e orientação, mas também desempenha um papel fundamental na preparação dos profissionais que estarão retornando às salas de aula no próximo dia 8 de fevereiro. O uso da Abordagem Maker na sala de aula valoriza a aprendizagem prática e a criação de projetos. Os professores podem aplicar esse conceito para tornar as aulas mais envolventes e práticas, além do estímulo à inovação, por meio de abordagens e tecnologias para o ensino”, explica.
Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, essa é mais uma iniciativa desenvolvida para contribuir com a qualificação docente no município. Desde 2021, o Sebrae tem atuado, por meio do Cidade Empreendedora, com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar o empreendedorismo nas escolas. “Mais uma vez quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatiza Priscila.
A palestra trouxe para o público a abordagem de temáticas como a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores em sala de aula; a conexão entre ambientes de inovação e o futuro das cidades; bem como a preparação dos estudantes para profissões do futuro. “É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que precisamos redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele, e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro. Meu papel nessa palestra é promover a reflexão para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.
A motivação na escola
Os professores que compõem a Rede Municipal de ensino de São Gabriel do Oeste, contam sobre a oportunidade de participar da palestra. “Estamos todos ansiosos para iniciar o ano letivo, essa semana pedagógica é fundamental para criar incentivos e motivação. A palestra foi de suma importância e atendeu as nossas expectativas”, comenta a professora do CMEI Mundo da Criança, Cléia Aparecida da Silva.
Já a professora da escola Nilma Glória Gerace Gazineu, Lucimar Vieira, falou sobre a parceria entre o município e o Sebrae, que sempre resulta em ações importantes para o desenvolvimento da cidade, e para a educação um evento como esse favorece muito para a formação do professor. “São Gabriel do Oeste está cada vez mais nos surpreendendo com novos parceiros. O Sebrae, como sempre, nos faz sentir muito importantes. Nós professores precisamos inovar e motivar para sempre ajudar os nossos alunos”, salientou.
A professora da escola Nilma Glória Gerace Gazineu, Glauciene Amancio, aprovou a iniciativa, e parabenizou a maneira como o palestrante expôs aos docentes, as alternativas para se alcançar mais êxito diante das dificuldades. “Sou imensamente grata pela maneira como ele inspira, nós, professores. a alcançarmos os melhores resultados, sempre; o desafio de iniciar e terminar um novo objetivo da melhor forma possível. Tudo isso é muito importante para levarmos na sala de aula”, destacou.
|