Na noite da ultima quarta-feira (21), o Costa Rica Esporte Clube recebeu a equipe do América de Natal - RN no estádio Laertão, em um duelo válido pela primeira rodada da Copa do Brasil. Apesar de ter sido eliminado, o time saiu aplaudido pela sua torcida.
O confronto era bastante desafiador, dado que o América é uma equipe muito mais forte economicamente e experiente. Além disso, a obrigação do Costa Rica de vencer tornava a situação ainda mais complicada, uma vez que o regulamento da competição estipula que o time mandante precisa vencer para avançar de fase.
O CREC, que vinha de uma sequência de cinco jogos com atuações ruins, surpreendeu os mais de mil torcedores presentes, os quais fizeram muito barulho e incentivaram o time da casa.
A equipe do CREC jogou significativamente melhor que o América. Eloi, Gilsinho e Mateus França fortaleceram a equipe, proporcionando uma maior segurança que permitiu a Léo Jr apresentar novamente o futebol que o tornou ídolo da torcida. Marquinhos Bala e Felipe Jesus demonstraram muita determinação em campo, enquanto Jackson e Rodolfo também se destacaram.
O CREC teve as melhores oportunidades e pressionou o América, mas sofreu um gol em um lance polêmico, onde somente o VAR poderia confirmar se foi gol ou não.
Apesar disso, o CREC continuou jogando melhor e, no segundo tempo, Marquinhos Bala conseguiu empatar. A torcida se agitou e incentivou o time, que teve duas oportunidades com Guilherme Carrijo para empatar novamente, porém, no último lance da partida, já no tudo ou nada, sofreu o segundo gol, dando números finais ao jogo. Alan e Giovani foram os heróis da classificação potiguar.
Apesar da eliminação, o Costa Rica caiu de pé, sendo aplaudido pela torcida após uma grande atuação. O time deu esperanças aos torcedores, que saíram com a sensação de que o Costa Rica reencontrou o seu caminho.
A torcida ficou com a sensação de que o time merecia ter vencido e de que pode alcançar grandes objetivos em 2024, mas também se ouviu na arquibancada que se a equipe voltar à apatia dos jogos anteriores, isso será visto como falta de comprometimento.
A sensação foi positiva, e o Costa Rica, que será destaque no programa Esporte Espetacular (Rede Globo) no dia 3 de março, representou bem os torcedores costarriquenses, deixando o povo orgulhoso.
Agora, o CREC volta suas atenções para quatro jogos importantes viaja até Sidrolândia no final de semana para enfrentar a Portuguesa, depois vai a Rondonópolis enfrentar o União pela Copa Verde, em seguida retorna a Costa Rica para o clássico com o Operário e encerra com o Coxim na cidade pantaneira.