As negociações para troca de partidos políticos estão em andamento em Costa Rica - MS vereadores estão buscando novas legendas para disputarem a eleições no dia 06 de outubro próximo. O prazo para os vereadores mudarem de partido encerra no dia 05 de abril, com isso os nobres estão mantendo conversas com dirigentes partidários e aliados locais visando estrutura de campanha e a reeleição. Em Costa Rica são onze vereadores desses, quatro devem aproveitar o prazo estipulado em lei, a chamada janela partidária e buscar um novo partido.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, deve continuar filiado no PP. A lei prevê que prefeitos não estão sujeitos as mesmas regras dos vereadores e podem mudar de partido a qualquer tempo.
PL:
O partidos PL e MDB concentram as maiores bancadas, com quatro parlamentares cada partido, No PL conforme apurado pelo Hora da Notícia vereadores e suplentes devem deixar a agremiação: Lucas Lázaro Gerolomo mantém conversas visando um novo partido, porém ainda indefinido.
A presidente da Câmara, Rosângela Marçal informou ao Hora da Notícia que ainda está definindo seu destino político, ela tenta viabilizar a pré-candidatura a prefeita ou mesmo vice-prefeita.
O vereador Alecksander da Silva Pimenta, (Popó) deve continuar no partido.
Já o vereador licenciado Jovenaldo Francisco dos Santos, deve mudar de legenda e se filiar ao PSDB. Ele reassume o mandato depois de comandar a secretaria de Saúde por cerca de de 2 anos. O suplente Waldomiro Bocalan (Biri) deve assumir um cargo de assessoria na prefeitura, mas deve se filiar ao PP.
PSDB
O PSDB tem apenas um vereador, Adair Tiago de Oliveira que deve permanecer no partido.
MDB:
O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), possui quatro vereadores, três desses devem permanecer no partido. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, Averaldo Barbosa da Costa e Ailton Martins de Amorim. já o vereador Rayner Moraes Santos que deve se filiar ao PSDB, uma vez que ele é da base aliada do prefeito.
PSD:
O vereador Artur Delgado Baird, deve migrar para o PP uma vez que ele faz parte da base aliada, conforme informou o presidente da executiva municipal do PP, Jesus Queiroz Baird.
Já o vereador Evaldo Paulino, informou que está organizando a diretoria provisória do partido pelo qual foi eleito, ele está trabalhando no sentido de viabilizar sua pré-candidatura ao cargo de prefeito de Costa Rica.
Duas CPI's
Rosangela, informou que tramitam na casa de leis duas CPI's (Comissões Parlamentares de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades no segundo mandato do Ex-prefeito Waldei Rosa, (MDB) que administrou o município por 16 anos. De acordo com ela a comissão está investigando possíveis irregularidades na criação de loteamentos pela empresa do ex-prefeito, e também investiga o ex-prefeito Jesus Queiroz Baird, (PP) referente ao loteamento Barbosa criado em 2011.
A outra CPI está averiguar se houve irregularidades na execução do festa do Peão Expo Rica 2023, realizado pelo Poder Executivo em parceria com o Clube do Laço Três Divisas.
A CPI tem o prazo de 120 dias para ser concluída, a primeira a ser instalada foi da Expo Rica 2023, encerra em maio e a dos loteamentos em junho.
Editada para acréscimos de informações ás 21h.
Hora da Notícia
|