| 
						 
	Apresentado como a ferramenta de Inteligência Artificial do Google, o Gemini aponta como um de seus serviços sugestões de destinos turísticos. Pensando nisso, o Lado B solicitou um relatório com as melhores cidades de Mato Grosso do Sul para viajar a cada mês até o fim de 2024, considerando pontos turísticos e clima. Confira abaixo as dicas e conte em nossas redes sociais se concorda e o que achou das sugestões. 
	  
	Mas, antes da lista começar, é importante destacar que a ferramenta informou usar plataformas como TripAdvisor e Booking, além de textos gerais da internet para a seleção. Mesmo assim, houve uma espécie de vício em incluir, por exemplo, a Serra da Bodoquena em cidades que não têm qualquer relação com o atrativo. 
	  
	Com isso em mente, uma avaliação que pode ser feita é de que a ferramenta até pode auxiliar nas escolhas, mas é necessário verificar todos os detalhes. Quem é de Mato Grosso do Sul e conhece o estado consegue notar erros, mas turistas de fora podem se confundir. 
	  
	Outra observação sobre a repetição de informações e escolhas é de que a plataforma foca nos destinos que já são famosos como prioridade, destacando a região de Bonito. 
	  
	Seguindo para a listagem, veja mês a mês a seleção e critérios informados: 
	  
	MARÇO  
	  
	Em março, a cidade sugerida é Bonito, a maior com maior pontuação fornecida pelo Gemini. Entre os critérios de avaliação estão belezas naturais descritas como “paisagens exuberantes e biodiversidade ímpar”, infraestrutura turística com “excelente” estrutura para receber visitantes, segurança pois foi avaliado como um destino seguro e tranquilo. E, por fim, o clima foi apontado como ameno e agradável. 
	  
	Justificativa: Bonito ostenta grutas cristalinas, cachoeiras exuberantes, flutuações em rios de águas cristalinas e atividades de aventura para todos os gostos. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: experiências consideradas imperdíveis como flutuação no Rio da Prata, Gruta do Lago Azul e Balneário Municipal. 
	  
	  
	Buraco das Araras, em Miranda, é um dos atrativos da cidade. (Foto: Divulgação) 
	ABRIL 
	  
	Jardim, ao lado de Bonito, foi eleita como uma boa escolha para abril. Os critérios avaliativos foram  “paisagens montanhosas e cachoeiras de tirar o fôlego; aventura com atividades para todos os gostos e níveis de experiência; infraestrutura turística: boa estrutura para receber visitantes”. 
	  
	Justificativa: Pensando na Serra da Bodoquena, aventura e ecoturismo se unem com cachoeiras, trilhas e esportes radicais em meio à natureza exuberante. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: para quem busca adrenalina é recomendado tirolesa e rapel, mergulho na Lagoa Misteriosa  e passeio pelas trilhas. 
	  
	MAIO  
	  
	Seguindo a rota próxima a Bonito, Bodoquena foi selecionada para Maio e definida pela ferramenta como um paraíso das cachoeiras. “Belezas naturais com cachoeiras de águas cristalinas e grutas com formações geológicas únicas; tranquilidade por ser um destino ideal para relaxar e se conectar com a natureza; boa estrutura para receber visitantes. 
	  
	Justificativa: Bodoquena é um refúgio natural com cachoeiras paradisíacas, rios cristalinos e grutas misteriosas, ideal para relaxar e se conectar com a natureza. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: para quem busca paz e tranquilidade, a dica é o recanto ecológico Rio da Prata e a série de cachoeiras que acompanham a Serra da Bodoquena. 
	  
	  
	Em Bodoquena, sugestão de turistas é a Boca da Onça. (Foto: Divulgação/Boca da Onça Turismo de Aventura) 
	JUNHO 
	  
	Miranda vem como a escolha para junho e foca no Pantanal. Os critérios avaliativos da plataforma foram “biodiversidade: rica fauna e flora, com animais selvagens como jacarés e tuiuiús, paisagens deslumbrantes de planícies alagadas e rios sinuosos, cultura pantaneira autêntica e rica em tradições 
	  
	Justificativa: Miranda é a porta de entrada para o Pantanal, o maior bioma inundável do planeta, com rica fauna e flora e paisagens deslumbrantes. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: experiências únicas no Pantanal com safári fotográfico, passeio de barco pelos rios e observação da fauna e flora. 
	  
	JULHO 
	  
	Aquidauana fica para julho, definida também a partir das possibilidades pantaneiras. As explicações envolvem atividades para todos os gostos, foco na cultura pantaneira e recepção de turistas. 
	  
	Justificativa: Aquidauana oferece diversas atividades de aventura, como cavalgadas, trilhas e pesca esportiva, além da oportunidade de conhecer a cultura pantaneira. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: trilhas em meio à natureza e pesca esportiva nos rios. 
	  
	AGOSTO 
	  
	Corumbá é sugerida como a cidade para ser visitada em agosto e foi selecionada a partir de critérios de cultura (mistura das culturas brasileira, boliviana e paraguaia), forte presença histórica devido à Guerra do Paraguai e belezas naturais. 
	  
	Justificativa: encontro de Fronteiras: Corumbá é um destino histórico e cultural, com forte influência boliviana e paraguaia, além da beleza natural. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: Forte Junqueira, museu da história pantaneira e passeios no Pantanal. 
	  
	  
	Fauna é destaque para Corumbá em plataformas de turismo. (Foto: Pedro Bulla/TripAdvisor) 
	SETEMBRO 
	  
	Setembro guarda Costa Rica, definida pela Inteligência Artificial do Google como a capital da ecologia. 
	  
	Justificativa: Costa Rica é um destino sustentável com diversas atividades ecoturísticas, como trilhas, cachoeiras e observação de aves. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: para quem ama o ecoturismo com o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. 
	  
	OUTUBRO 
	  
	Outubro é a vez de Dourados, sendo destacada como a segunda maior cidade do Estado. Mas, aqui, a ferramenta não apontou benefícios, apenas informou que a cidade pode ser uma passagem para outras cidades com destaque rural. 
	  
	A justificativa e os benefícios também foram indicados de forma errada, incluindo até o Bioparque Pantanal (de Campo Grande). 
	  
	Novembro volta a ter explicações com informações verdadeiras, sendo Ponta Porã a indicada. 
	  
	Justificativa: Compras e Fronteira: Ponta Porã é um destino de compras vantajosas, com lojas francas na fronteira com o Paraguai. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: Para quem busca compras, veja o Shopping China, em Pedro Juan Caballero  e as lojas francas no Paraguai. 
	  
	DEZEMBRO 
	  
	E, para fechar o ano, dezembro vem com Três Lagoas. 
	  
	Justificativa: Três Lagoas é um destino de lazer e aventura, com diversas opções de esportes náuticos, pesca esportiva e belas paisagens aquáticas. 
	  
	Benefícios e pontos fortes: Lagoa Maior. - 
	  
	CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS 
					 |