Na noite da última quinta-feira (25), empreendedores de Costa Rica puderam aprender mais sobre otimização do uso de energia elétrica e redução de custos durante o “Circuito de Energias Renováveis”. Como parte do programa Cidade Empreendedora, a ação foi realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, com a proposta de auxiliar a tornar os pequenos negócios mais sustentáveis.
O evento trouxe a palestra “Como reduzir custos com energia” que apresentou estratégias para a redução de gastos, incluindo ações com e sem necessidade de investimentos iniciais. Dentre as abordagens discutidas, destacaram-se a geração de energia renovável por meio de projetos solares, aluguel de energia e linhas de financiamento que viabilizam a implementação de práticas sustentáveis, promovendo assim a adoção da chamada energia limpa. O circuito também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.
De acordo com o prefeito, Cleverson Alves dos Santos, o evento abordou um tema atual e extremamente relevante, uma vez, que impacta diretamente na preservação do meio ambiente, além da economia. “Quando se fala em energia renovável, a gente pensa na economia. A economia também faz parte e é importante, mas a sustentabilidade é o fator mais relevante nesse contexto. O Brasil é um país campeão no mundo em energia renovável e Costa Rica faz parte dessa estatística positiva. Estamos fazendo investimentos para isso, já temos todas as nossas escolas municipais com energia solar e estamos buscando outras fontes de energias renováveis para o nosso município e apoiando também os investimentos em energias renováveis por meio do poder público”, ressaltou.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Gonçalves Faria, o evento auxilia os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas para favorecer as empresas na adoção de políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis visa apoiar as empresas na redução dos custos de energia e apresenta soluções. Os participantes assistem uma palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens do uso da energia limpa e, após esse momento, podem conversar com empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável”, esclareceu Vitor.
Quem participou da iniciativa como Carlos Henrique da Silva ressaltou a importância de entender a funcionalidade de todo o processo de migração e geração de energia renovável para ter mais economia. “Foram, sem dúvida, informações enriquecedoras que tivemos hoje aqui tanto no ponto de vista sustentável quanto no ponto de vista financeiro. A implantação desse sistema é muito viável para quem precisa, principalmente, economizar”, destacou.
O empresário do ramo de energia solar, Rodolfo Rucasque Pereira Macedo, destacou que esse tipo de inciativa é extremamente relevante para quem trabalha nesse segmento e, principalmente, para quem não conhece e não sabe sobre a necessidade de viabilizar projetos de sustentabilidade. “É de suma importância levar esse tipo de conhecimento para as pessoas. Mostrar os benefícios que a energia renovável promove na economia e no meio ambiente. É preciso realizar mais essas ações”, enfatizou.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com a Prefeitura Municipal para transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
|