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Educação
01/05/2024 - 08:19
Projeto Apoena valoriza e celebra a cultura indígena na escola cívico-militar de Costa Rica
Foto: Divulgação
A escola cívico-militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, em Costa Rica/MS, realizou no dia 25 de abril de 2024, o festival “Apoena: aquele que vê mais longe”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que busca evidenciar e visibilizar a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul. O evento teve como objetivo valorizar e celebrar a história e cultura dos povos indígenas, contando com apresentações culturais, exposição de trabalhos, venda de alimentos indígenas e a participação ativa de pais e dos alunos.
 
Conforme a secretária de Educação, Maria Almeida, a escola possui turmas do ensino fundamental integral e noturnos da Educação de Jovens e Adultos, e para a realização do projeto, os profissionais trabalharam em sala de aula temas relacionados aos povos indígenas, como história, hábitos alimentares, cultura, entre outros. As atividades incluíram a produção audiovisual, confecção de artesanatos e pesquisa sobre ervas medicinais.
 
Destaca-se também o trabalho de campo realizado pelos alunos do nono ano na Comunidade Indígenas Tereré em Sidrolândia/MS, onde puderam conhecer de perto a realidade e os modos de vida dos indígenas da etnia Terena. Essa experiência proporcionou aos alunos a oportunidade de expandir seus horizontes, compreender melhor a diversidade cultural brasileira e promover o respeito às diferenças culturais e étnicas.
 
O projeto Apoena tem como objetivo evidenciar e valorizar a cultura indígena do Mato Grosso do Sul, de acordo com a Lei nº 11.645/08. Além das atividades pedagógico-culturais realizadas na escola, os alunos também visitaram a Escola Municipal Indígena Cacique João Batista Figueiredo, localizada na Aldeia Tereré, e o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq), buscando entender e explicar os diversos processos de povoamento humano no Estado.
 
Durante o mês de abril, todas as turmas da escola participaram de atividades sobre os povos indígenas, como pesquisas, atividades culturais, leituras e discussões. No dia 17 de abril, as turmas dos nonos anos fizeram uma visita à comunidade indígena Tereré. A culminância do projeto foi a festividade na escola, que contou com apresentações culturais, exposição de trabalhos e comercialização de pratos indígenas.
 
O projeto Apoena tem como justificativa a necessidade de combater o preconceito e a discriminação, valorizando a cultura indígena. Seus objetivos incluem compreender e valorizar a cultura indígena, promover o respeito à diversidade cultural e desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe. Além disso, busca fortalecer os laços comunitários e proporcionar um espaço para as comunidades indígenas compartilharem suas culturas.
 
Com um cronograma detalhado, o projeto envolveu atividades como planejamento, busca por recursos, atividades pedagógicas em sala, ensaios das atividades culturais, trabalho de campo em comunidades indígenas e culminância do projeto. Os resultados esperados incluem a conscientização, o respeito e a valorização da diversidade étnica, assim como a mudança na percepção e comportamento dos estudantes em relação às questões étnicas.
 
O festival Apoena, realizado na quadra da escola, contou com apresentações culturais como dança, teatro, declamação de poemas e exposição de trabalhos. Além disso, foram comercializados pratos e alimentos comuns dos hábitos alimentares indígenas, como suco de caju, beiju, bolo de milho, pamonha, farofa de banana da terra, bolo de mandioca, açaí, pipoca e pirão de peixe.
 
Espera-se que o projeto Apoena proporcione atividades de valorização, reflexão e celebração da história e cultura dos povos indígenas. A escola, que mantém 11 turmas no período integral de ensino fundamental e 4 turmas no noturno da Educação de Jovens e Adultos, busca através desse projeto fortalecer os laços comunitários e promover o respeito às diferenças culturais, enriquecendo o currículo escolar e contribuindo para a conscientização dos alunos em relação à diversidade étnica.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação / PMCR
    
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