www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Economia
15/05/2024 - 06:06
MS tem mercado de crédito saudável e ocupa primeiro lugar na oferta aos consumidores
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição no indicador "Qualidade de Crédito para Pessoa Física", do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado pela organização não governamental CLP (Centro de Liderança Pública). O indicador, produzido a partir de dados do Banco Central, avaliou o percentual de modalidades não-emergenciais (consignado, habitacional, veículos e rural) para pessoa física.
 
De acordo com o diretor-presidente da CLP, Tadeu Barros, as modalidades de crédito consideradas no indicador, como consignado, habitacional, veículos e rural, estão ligadas à qualidade do crédito.
 
"O consignado, para citar um exemplo, é descontado diretamente da folha de pagamento, diminuindo o risco de inadimplência. Já o crédito habitacional e para veículos engloba a aquisição de ativos tangíveis (imóveis, carros, etc..) os quais permitem mais segurança para quem está emprestando o recurso. Por fim, o crédito rural é considerado de alta qualidade devido à natureza estável e indispensável do setor agrícola, além do apoio governamental associado a esse tipo de crédito", explica Tadeu Barros.
 
Ainda segundo o dirigente, tais modalidades de crédito evidenciam mais estabilidade financeira e responsabilidade por parte dos tomadores de recursos, incrementando a qualidade do crédito concedido. "Portanto, quanto maior sua participação no crédito total melhor será o perfil do mercado de crédito do Estado", analisa.
 
O Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, já é utilizado por mais de 20 estados brasileiros.
 
 
 
Para o secretário-executivo da Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Thaner Nogueira, os sul-mato-grossenses estão tendo acesso a linhas de crédito mais competitivas em comparação com outras regiões do País, evitando as altas taxas do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito.
 
 
"Os recursos obtidos pelas pessoas físicas não apenas oferecem vantagens individuais, mas também têm um maior potencial para impulsionar a economia, reduzindo os pagamentos de juros em suas transações", complementa Thaner.
 
Recentemente, Mato Grosso do Sul também apresentou a segunda melhor taxa de investimentos (18,16%), no ranking da CLP de competitividade dos estados brasileiros.
 
No ano passado, o Estado recebeu o Prêmio CLP de Excelência de Competitividade 2023, na categoria “Destaque Boas Práticas”, com o programa “Contrato de Gestão”.
 
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS