www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Economia
21/06/2024 - 06:56
Com gestão eficaz e transparente, Costa Rica sobe 12 posições no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional
Costa Rica/MS, tem se destacado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional. Com uma gestão eficaz, transparente e comprometida, o município saltou 12 posições, passando da 19ª em 2020 para a 7ª posição em 2023 no ranking dos 79 municípios sul-mato-grossenses. A nível nacional, Costa Rica era o 1.576 e agora ocupa a posição 1.163 das 5.570 cidades do país.
 
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal tem como objetivo avaliar a qualidade e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que são enviados ao Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Esses relatórios são enviados mensal, bimestral e semestralmente e são fundamentais para acompanhar a situação financeira e fiscal dos entes federativos.
 
Desde 2019, o Tesouro Nacional tem ampliado as verificações no Ranking Siconfi, buscando aprimorar a qualidade dos dados contábeis e fiscais. Na última edição do ranking, em 2023, foram aplicadas 161 verificações, mais que o dobro em relação à primeira edição. Essas verificações são realizadas de acordo com a legislação, as instruções e guias de preenchimento do Siconfi, além das regras estabelecidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e no Manual de Demonstrativos Fiscais.
 
Costa Rica tem se destacado nesse ranking devido às ações realizadas na gestão dos atos efetuados pelo município. Desde 2021, a contabilidade do município passou por uma reformulação, com a estrutura sendo remodelada. Essa reformulação possibilitou melhorias na operacionalização da gestão, resultando em resultados positivos.
 
A contadora da Secretaria de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Laudice Batista de Souza, destacou que o salto de 12 posições no ranking é motivo de orgulho para os servidores e demonstra a confiança dos gestores na capacidade de trazer resultados para o município. Ela ressaltou que essa conquista é resultado do trabalho árduo de toda a equipe contábil do município. As posições são medidas através de dados enviados por relatórios previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000.
 
O Secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo César Gabaron Vargas, enfatizou a importância da organização contábil e fiscal para atrair investimentos para Costa Rica. Uma prefeitura bem organizada que paga em dia e tem dinheiro em caixa, é capaz de dar respostas rápidas em todas as áreas da gestão e facilita a vinda de investidores.
 
Com essa evolução no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, Costa Rica se destaca como um exemplo de gestão eficaz no setor público. A transparência nos gastos públicos e a qualidade das informações contábeis e fiscais são fundamentais para o desenvolvimento do município e para atrair investimentos. O trabalho realizado pelos servidores costarriquense e a confiança dos gestores mostram que é possível alcançar resultados positivos por meio de uma gestão comprometida e eficiente.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação / PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS