Nesta quinta-feira, 27 de junho de 2024, a Escola Municipal Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais, localizada em Costa Rica/MS, concluiu as atividades de orientação com bússola para os alunos matriculados no 9º ano. O encerramento das instruções contou com a participação do gestor educacional da escola, 1º tenente Paulo Teodoro Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar, e contou com a presença de 62 estudantes.
As aulas de orientação com bússola foram planejadas pelo Corpo de Bombeiros Militar em colaboração com a coordenadoria pedagógica da escola. O objetivo da iniciativa foi estimular os alunos sobre a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem, dentro do contexto da escola Cívico-Militar.
A última turma a participar das instruções, composta por 30 alunos, teve a oportunidade de desenvolver funções específicas, como "homem bússola", "homem passo", "homem ponto" e "homem referência", em uma floresta de eucalipto localizada no perímetro urbano da cidade. Os estudantes tiveram que realizar a orientação da bússola na carta de navegação, cálculos matemáticos, direcionamento e deslocamento orientado durante o trajeto em campo.
A ação contou com o apoio de dois professores das áreas de educação física e matemática, uma psicóloga, uma assistente social e seis acadêmicos do curso de enfermagem supervisionados por uma professora enfermeira do curso de enfermagem da UEMS Costa Rica.
A cerimônia de encerramento da instrução ocorreu às 17h50min e contou com a presença da diretora da escola, Tânia Regina Godoy Corrêa, e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Costa Rica, Capitão Evaldo Nunes de Oliveira.
Tanto a diretora quanto o gestor educacional da escola Cívico-Militar consideraram o evento positivo e avaliam a possibilidade de adaptar o planejamento da instrução para aplicar as mesmas atividades às outras turmas matriculadas na escola, até o 6º ano. Ambos destacam que iniciativas como essa têm o potencial de contribuir para o aprimoramento da capacidade de aprendizado dos estudantes, uma vez que são estimulados a aplicar, de maneira prática, os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula.
Fonte:Assessoria de Comunicação / PMCR
|