www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
03/07/2024 - 08:31
Formatura do Proerd reúne 386 alunos do 5º ano das escolas municipais de Costa Rica
Na última sexta-feira, dia 28 de junho de 2024, o auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi palco da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM/MS). O evento reuniu 386 alunos do 5º ano das escolas públicas municipais, que celebraram o encerramento das atividades do primeiro semestre.
 
O Proerd atuou em 5 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) durante o primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, o programa ensina sobre os malefícios do consumo de entorpecentes e busca inibir a violência no ambiente escolar.
 
O curso é ministrado por policiais militares capacitados, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, pais, professores, estudantes e a comunidade. As aulas têm ênfase na prevenção ao uso de drogas, mostrando aos estudantes como se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
 
Ao final do Proerd, os alunos assumiram o compromisso de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, repassando o que aprenderam para seus pais, irmãos, parentes e amigos. Essa responsabilidade é reforçada através de um juramento feito por todos os formandos.
 
Durante a cerimônia de formatura, o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, ressaltou a importância do trabalho de prevenção realizado pelo Proerd em um contexto em que a Suprema Corte libera o porte de maconha. Ele afirmou que o país não está preparado para a liberação das drogas, destacando que seu uso é prejudicial à sociedade.
 
A secretária de Educação, professora Maria Almeida, expressou sua satisfação com a retomada do projeto Proerd nos anos de 2022 e 2024 para os estudantes e em 2023 para os pais. Ela enalteceu a parceria entre escola, família e educação, ressaltando que essa união é fundamental para promover os objetivos do programa. A secretária parabenizou os formandos e agradeceu aos coordenadores do projeto, professores Luiz Carlos dos Santos e Rubens Pereira Lima, pelo trabalho realizado na escola.
 
O instrutor Proerd de Costa Rica, segundo sargento PM Péricles Coelho, destacou que o programa vai além da prevenção ao uso das drogas, desenvolvendo habilidades de autoconhecimento, comunicação e combate ao bullying nos alunos, o fim da violência entre estudantes.
 
O vereador Evaldo Paulino Garcia também esteve presente na formatura e destacou a importância do Proerd para o desenvolvimento cidadão das crianças, agradecendo à Secretaria de Segurança Pública e à PM/MS pela parceria com o município na realização do programa.
 
O evento contou com a participação animada dos estudantes, que cantaram a música oficial do programa junto com os instrutores, dançaram e interagiram entre si. No encerramento, os estudantes foram convidados a dançar juntos a música do Proerd, celebrando a formatura e os aprendizados adquiridos.
 
A Prefeitura Municipal, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Educação reafirmaram seu compromisso com a promoção de uma educação cidadã e a cultura de paz nas escolas, celebrando mais um ciclo do Proerd.
 
O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas e à violência, aplicado por policiais militares. Adaptado à realidade do estado, o programa foi implantado em Mato Grosso do Sul em junho de 1997 e já atingiu mais de duzentos mil alunos em todo o estado.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação / PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS