O governador Eduardo Riedel (PSDB) confirmou que há expectativa para visita do presidente Lula (PT) ao Pantanal de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, na próxima quarta-feira (31). Riedel deve acompanhar a visita e, inclusive, adiantou que o presidente vai sobrevoar a região para averiguar os impactos das queimadas.
Além disso, o governador falou sobre novas medidas que estão sendo tomadas junto ao Governo Federal, para mitigar o avanço dos incêndios. “O presidente está sancionando uma lei de manejo integrado do fogo, um experimento importante. No estado publicamos um decreto no início do ano. Sancionando uma lei federal você robustece uma estratégia, que é fundamental, no combate aos incêndios. O Governo Federal está sendo estratégico, parceiro na mobilização de recursos materiais, humanos e financeiros”.
O governador também explicou como está a preparação nas duas esferas, estadual e federal, para o desafio dos próximos meses, mais secos e quentes.
“Já está tudo equacionado (entre Estado e União). Na última vez que as ministras estiveram aqui, a gente alinhou toda a demanda de recursos. Temos uma mobilização nunca vista antes porque é uma situação muito difícil com a umidade baixa e uma seca longa”, disse o governador.
Ele também aproveitou para destacar a atuação dos servidores, brigadistas, bombeiros e voluntários que ajudam no combate às chamas. “Eles estão atuando a 4 e 5 meses nesse ambiente insalubre. É uma operação de guerra, mas que é uma missão do Estado”.
A viagem não foi divulgada pelo Palácio do Planalto, que só torna pública as agendas com 24 horas de antecedência. Nas redes sociais, a deputada federal Camila Jara (PT) divulgou a vinda de Lula e informou que outros parlamentares de Mato Grosso do Sul o recepcionarão em Corumbá.
|