www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
31/07/2024 - 07:13
Lula chega às 10h no Pantanal, onde vento gelado contrasta com fogo
Esta quarta-feira (31) amanheceu fria para os padrões do clima sul-mato-grossense, em Corumbá, que espera visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informou a equipe presidencial, ele chega às 10h na cidade e segue diretamente para sobrevoo no Pantanal, que arde em chamas desde maio.
 
Rajadas de vento geladas dão a sensação de temperaturas mais baixas e acabam atrapalhando o combate aos incêndios feito bioma adentro. A temperatura mínima é de 16ºC no município neste momento, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
 
Em contraste, as brigadas de incêndio atuam enfrentando o calor de, pelo menos, quatro focos neste momento. Um dos mais preocupantes é o que cruzou a fronteira com a Bolívia e invadiu a Fazenda Santa Tereza, em Corumbá. A área que queima é próxima à Serra do Amolar, região das mais preservadas do bioma e mais biodiversas do planeta.
 
 
Bombeiro combate fogo durante o dia em área florestal do Pantanal de Corumbá (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Conforme apurou o Campo Grande News, neste momento, o fogo também é combatido no Parque Estadual Rio Negro e nas regiões Porto da Manga e Nhecolândia. As chamas seguem com proporções enormes e são difíceis de controlar, mesmo com operações conjuntas em terra, água e ar sendo feitas.
 
Lei - Segundo a agenda oficial, o presidente vai sancionar a lei que regulamenta o manejo integrado do fogo no Brasil durante a visita.
 
Também é esperado que ele anuncie empréstimo para que fazendeiros do Pantanal possam recuperar as áreas que viraram cinza este ano.
 
 
Lula na última visita que fez a Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Até o momento, seis ministros estão confirmados no evento e há a previsão que esse número possa chegar a 15. Além da comitiva presidencial, autoridades estaduais e do Congresso Nacional dos dois estados que representam o bioma devem acompanhar a visita.
 
PrevFogo - Lula vai desembarcar na sede da brigada do PrevFogo do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) após terminar o sobrevoo no bioma, segundo detalhes da agenda divulgados pelo Palácio do Planalto. Após, seguirá para o Mato Grosso.
 
Os brigadistas federais do PrevFogo atuam em conjunto com militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e de outros estados, além de homens da Força Nacional e do Exército, e são apoiados pelos voluntários da Alto Pantanal.
 
De acordo com o monitoramento por satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), entre ontem (30) e hoje há 24 focos de incêndio identificados no Pantanal de Corumbá. Em Aquidauana, cidade pantaneira próxima, são 81. Os dois municípios têm o maior número de focos do País, atualmente.
 
 CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS