O ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa, MDB foi condenado pela justiça eleitoral ao pagamento de multa no valor de R$ 15 mil por disseminar propaganda eleitoral antecipada através de outdoor’s na cidade de Costa Rica/MS, a época ele se apresentava como pré candidato a prefeito do município. O Presidente do Partido Progressista, (PP) Jesus Queiroz Baird ajuizou representação ao juiz eleitoral protocolada contra o ex-prefeito alegando por ele se apresentava como pré-candidato ao cargo de prefeito e ter espalhado outdoor’s com sua imagem em três pontos na cidade, utilizando de seu poder econômico com intuito de desequilibrar a disputa eleitoral de 2024, diz a inicial.
Destacou ainda que Waldeli realizou um ato claramente eleitoreiro com intuito de autopromoção, exaltando-se como exímio administrador público, enquanto criticava a administração pública atual.
Citado pelo juiz para apresentar defesa o ex-prefeito contestou e justificou afirmando: “ausência de ilegalidade porque os outdoor’s se destinavam a fazer mera publicidade do livro por ele lançado, denominado “Gestão Pública Eficiente”, limitando-se a direcionar o público para as livrarias em que está disponível para venda, conforme QR Code contido no painel, sem nenhuma referência político-eleitoral. Destacou que a finalidade dos outdoor’s era, exclusivamente, a comercialização do livro”.
De acordo com a ação o Ministério Público Eleitoral, deu parecer e opinou pela procedência da pretensão contida na inicial, favorável a condenação de Waldeli à sanção de multa pecuniária.
No último dia 08 de agosto o juiz Francisco Soliman – Juiz Eleitoral da comarca, Francisco Soliman julgou procedente a pretensão sancionatória contida na petição inicial: “e o faço para CONDENAR o requerido Waldeli dos Santos Rosa, qualificado nos autos, ao pagamento de multa no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais)”.
Hora da Notícia
|