A Receita Federal do Brasil anunciou a convocação de todos os candidatos aprovados nos cargos de auditor e analista do concurso público realizado em 2022/2023. Dessa forma, serão chamados 1.217 agentes. O secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, destacou que o reforço em quase 10% no número de auditores e analistas é o maior investimento em pessoal em mais de uma década.
O número de servidores que atuarão em MS não foi informado. Na última lista, foram nomeados ao menos 25 aprovados para atuarem em Ponta Porã, Corumbá, Mundo Novo e Dourados.
O último concurso da Receita foi em 2014, quando apenas 278 auditores-fiscais foram contratados. Vale lembrar que 697 aprovados dentro das vagas imediatas já haviam sido convocados no final do ano passado. Foram 468 aprovados para o cargo de analista tributário e outros 229 para auditor fiscal.
O cargo com maior número de inscritos no certame foi o de analista, com 102.856 candidatos. Já a função de auditor reuniu, ao todo, 53.517 inscrições. O concurso público da Receita Federal segue vigente até dezembro de 2025, podendo ser prorrogado, a critério da própria administração. Os salários variam de R$ 11.684,39 a R$ 21.029,09.
Na semana passada, reportagem do Campo Grande News mostrou que o Sindifisco (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal) listou pelo menos seis cidades de Mato Grosso do Sul onde a instalação de inspetorias ou alfândega da Receita Federal seria urgente. A categoria reivindicava a convocação de pessoal aprovado em concurso público em 2023.
Os municípios no Estado com maior defasagem são: Porto Murtinho (com ligação fluvial à paraguaia Capitán Carmelo Peralta), Bela Vista (com ligação rodoviária à paraguaia Bella Vista Norte), Aral Moreira (com ligação rodoviária seca com o povoado paraguaio de Cerro 21), Coronel Sapucaia (próxima à cidade paraguaia Capitán Bado), Paranhos (próxima à paraguaia Ypejhú) e Sete Quedas (próxima ao povoado de Pindoty Porã, no distrito Paraguai Corpus Christi).
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
|