A campanha para eleger o prefeito de Costa Rica/MS, município distante cerca de 400 Km da capital do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande está a pleno vapor com dois candidatos disputando os votos de 22.467 eleitores aptos a votar de acordo com TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O município tem 42 anos de emancipação político administrativo. O munícipio conta com agricultura forte como soja, algodão e milho, o orçamento anual de 2024 foi estimado em R$ 244 milhões. Forte na agricultura e pecuária, também abençoado pelas belezas naturais, cenários que recebem centenas de visitantes todos anos.
De acordo com o site da justiça eleitoral em Costa Rica, ainda tem eleitores analfabetos 1.274, ou seja 5,67% do total de votantes, uma marca que nos dias de hoje, em plena era tecnológica não dá para aceitar. A pergunta é: porquê essas pessoas ainda não foram estimuladas a aprender a ler e escrever, será que se mostram desinteressados em ser alfabetizados, ou a missão ainda não foi enfrentada com a impotência da urgência que requer?
Ainda observando a educação pelo lado prático de acordo com a justiça eleitoral há 5.750 eleitores que são alfabetizados com o “ensino fundamental incompleto”, 25,59%, talvez seja a hora de encontrar essas pessoas e oferecer a elas oportunidades para estudar, questão de prioridades até para a evolução como seres humanos, uma forma de permitir que essas pessoas exerçam a cidadania plena.
O destaque fica para o eleitorado que concluiu o ensino superior completo 2.235 pessoas, ou seja 9,95% um número ínfimo diante da totalidade de votantes, será que falta vontade das pessoas de buscarem o conhecimento diante de tantas oportunidades oferecida?
Na comarca o voto de 20.569 eleitores, 91.55% estão cadastrados com biometria, “uma evolução”, enquanto 1.898 eleitores, 8.45% ainda não estão inseridos nessa tecnologia, isso por provavelmente por motivos que não os permitem serem cadastrados.
Costa Rica apresenta 225 mulheres com mais de 79 anos e 208 homens, pessoas que tem quase o dobro de idade referente a fundação do município e estão aí aptos a depositar seus votos na urna, com certeza esperam dos dois candidatos “cinquentões” com formação acadêmica de alto nível qualidade de vida para eles, saúde de qualidade e principalmente o cuidado para com quem ajudou esse lugar a se desenvolver.
Outro dado que também chama a tenção e deve ser ponto de partida para aqueles que buscam o voto são os jovens que estão iniciando o exercício da cidadania, ou seja, vão votar pela primeira vez com 16 anos (adolescentes), para essa eleição estão cadastrados somente 63 homens e 64 mulheres.
Já no universo de jovens com 17 anos o número de eleitores é muito baixo, 96 mulheres e 89 homens. Esse eleitorado, 16 e 17 anos deveria estar no topo da pirâmide, mas são em menor número, talvez pela desobrigação legal de votarem, mas os candidatos, prestaram a atenção nesses “cidadãos”, ou simplesmente os ignoram quando foi a vez de os incentivar a se cadastrar e requerer o título de eleitor? Uma coisa é certa o município deve ter um número bem maior de jovens aptos a votar, porém, com certeza acham que os políticos não estão nem aí para eles, “com razão” os políticos não os procuram para interagir, mostrar a importância do voto, assim seguem os que estão na política hoje, permitindo que a renovação não aconteça.
No cadastro do TSE está mostrando 04 eleitores ou eleitoras com nome social aptos a votar, ainda um público a quem da realidade dos dias em que vivemos aparentemente, porém é perfeitamente compreensivo diante de “olhares que muitas vezes os reprovam”.
Em Costa Rica de acordo com a justiça eleitoral o número de eleitores por sexo está dividido com uma pequena margem maior para os homens, sendo 11.166 mulheres e 11.301 homens, diferença de 135.
Candidatos a prefeito:
Dois candidatos disputam a cadeira de prefeito no município, ambos com mais de cinquenta anos, Cleverson Alves dos Santos, (PP) é formado em direito, ex-policial militar e delegado de polícia civil, vai para reeleição. já Manuelina Martins Arantes Cabral, (MDB) tem três mandatos como vereadora e foi Secretária Municipal de Educação de Costa Rica por 14 anos, com graduação e mestrado na área de educação.
Somando aos candidatos a prefeito tem ainda 78 candidatos a vereadores que disputam uma das 11 cadeira no legislativo.
Hora da Notícia
|