www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
03/10/2024 - 06:49
Os números de eleitores aptos a votar em Costa Rica: homens e mulheres somam quase o mesmo número
Hora da Notícia
A campanha para eleger o prefeito de Costa Rica/MS, município distante cerca de 400 Km da capital do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande está a pleno vapor com dois candidatos disputando os votos de 22.467 eleitores aptos a votar de acordo com TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O município tem 42 anos de emancipação político administrativo. O munícipio conta com agricultura forte como soja, algodão e milho, o orçamento anual de 2024 foi estimado em R$ 244 milhões. Forte na agricultura e pecuária, também abençoado pelas belezas naturais, cenários que recebem centenas de visitantes todos anos. 
 
De acordo com o site da justiça eleitoral em Costa Rica, ainda tem eleitores analfabetos 1.274, ou seja 5,67% do total de votantes, uma marca que nos dias de hoje, em plena era tecnológica não dá para aceitar. A pergunta é: porquê essas pessoas ainda não foram estimuladas a aprender a ler e escrever, será que se mostram desinteressados em ser alfabetizados, ou a missão ainda não foi enfrentada com a impotência da urgência que requer? 
 
Ainda observando a educação pelo lado prático de acordo com a justiça eleitoral há 5.750 eleitores que são alfabetizados com o “ensino fundamental incompleto”, 25,59%, talvez seja a hora de encontrar essas pessoas e oferecer a elas oportunidades para estudar, questão de prioridades até para a evolução como seres humanos, uma forma de permitir que essas pessoas exerçam a cidadania plena.  
 
O destaque fica para o eleitorado que concluiu o ensino superior completo 2.235 pessoas, ou seja 9,95% um número ínfimo diante da totalidade de votantes, será que falta vontade das pessoas de buscarem o conhecimento diante de tantas oportunidades oferecida?
 
Na comarca o voto de 20.569 eleitores, 91.55% estão cadastrados com biometria, “uma evolução”, enquanto 1.898 eleitores, 8.45% ainda não estão inseridos nessa tecnologia, isso por provavelmente por motivos que não os permitem serem cadastrados.   
 
Costa Rica apresenta 225 mulheres com mais de 79 anos e 208 homens, pessoas que tem quase o dobro de idade referente a fundação do município e estão aí aptos a depositar seus votos na urna, com certeza esperam dos dois candidatos “cinquentões” com formação acadêmica de alto nível qualidade de vida para eles, saúde de qualidade e principalmente o cuidado para com quem ajudou esse lugar a se desenvolver.         
 
Outro dado que também chama a tenção e deve ser ponto de partida para aqueles que buscam o voto são os jovens que estão iniciando o exercício da cidadania, ou seja, vão votar pela primeira vez com 16 anos (adolescentes), para essa eleição estão cadastrados somente 63 homens e 64 mulheres.
 
Já no universo de jovens com 17 anos o número de eleitores é muito baixo, 96 mulheres e 89 homens. Esse eleitorado, 16 e 17 anos deveria estar no topo da pirâmide, mas são em menor número, talvez pela desobrigação legal de votarem, mas os candidatos, prestaram a atenção nesses “cidadãos”, ou simplesmente os ignoram quando foi a vez de os incentivar a se cadastrar e requerer o título de eleitor?  Uma coisa é certa o município deve ter um número bem maior de jovens aptos a votar, porém, com certeza acham que os políticos não estão nem aí para eles, “com razão” os políticos não os procuram para interagir, mostrar a importância do voto, assim seguem os que estão na política hoje, permitindo que a renovação não aconteça.  
 
No cadastro do TSE está mostrando 04 eleitores ou eleitoras com nome social aptos a votar, ainda um público a quem da realidade dos dias em que vivemos aparentemente, porém é perfeitamente compreensivo diante de “olhares que muitas vezes os reprovam”.    
 
Em Costa Rica de acordo com a justiça eleitoral o número de eleitores por sexo está dividido com uma pequena margem maior para os homens, sendo 11.166 mulheres e 11.301 homens, diferença de 135.    
 
Candidatos a prefeito:
 
Dois candidatos disputam a cadeira de prefeito no município, ambos com mais de cinquenta anos, Cleverson Alves dos Santos, (PP) é formado em direito, ex-policial militar e delegado de polícia civil, vai para reeleição.  já Manuelina Martins Arantes Cabral, (MDB) tem três mandatos como vereadora e foi Secretária Municipal de Educação de Costa Rica por 14 anos, com graduação e mestrado na área de educação.
 
Somando aos candidatos a prefeito tem ainda 78 candidatos a vereadores que disputam uma das 11 cadeira no legislativo.    
 
Hora da Notícia
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS