www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
05/10/2024 - 21:50
MP já recebeu 569 denúncias desde o início do período eleitoral
 
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) já recebeu, até a tarde deste sábado (5), 569 manifestações por cidadãos referentes às eleições municipais deste ano. De acordo com os dados divulgados, 86,73% (468) foram encaminhadas para execução das devidas providências e as outras 13,75% (71) foram arquivadas.
 
Conforme o balanço parcial, Campo Grande lidera como a cidade com maior número de denúncias feitas, com 173, seguido por Sidrolândia, com 40, e Itaporã, com 32. 99% das manifestações vieram por meio de formulário eletrônico, já os outros 1% foram feitas via e-mail.
 
O órgão ainda destaca que estará de plantão até o fim das eleições, às 16h deste domingo (6). Para denunciar, basta fazer uma ligação para o número 127. A ligação é gratuita e anônima. Já na internet, é possível entrar em contato com a ouvidoria do MP pelo portal mpms.mp.br/ouvidoria.
 
O que denunciar - Boca de urna, compra de votos e outras irregularidades eleitorais podem ser denunciadas ao Ministério Público. Eleitores sul-mato-grossenses têm acesso, de forma anônima, aos canais do órgão. Além dele, o MP, Polícia Militar e TRE (Tribunal Superior Eleitoral) também possuem números de denúncias.
 
Desde 2014, o Tribunal oferece o aplicativo Pardal, específico para denúncias no período. Ele é muito usado durante a época de propaganda dos candidatos. Porém, dentro do sistema há um botão que direciona as pessoas denunciantes para o Siade (Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral), quando a queixa envolver fake news sobre os candidatos e para o MPE, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos.
 
Os números para denúncia a Polícia Militar são através do 181 e 190. No primeiro o denunciante pode permanecer anônimo, no segundo há a necessidade de identificação. Os agentes fazem a fiscalização de 893 dos pontos eleitorais no Estado.
 
Em Mato Grosso do Sul 2.032.593 pessoas devem comparecer às urnas neste domingo (6). Campo Grande é a única cidade em que o segundo turno pode acontecer no dia 27 de outubro.
 
Por Gustavo Bonotto - CAMPO GRANDE NEWS
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS