www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
15/09/2009 - 07:09
Vereadores aprovam projeto de cobrança do ITR, dois votam contra
Hora da Notícia

Os Vereadores de Costa Rica receberam o projeto de lei de autoria do executivo adequando a cobrança do ITR (Imposto Territorial Rural) nesta segunda-feira (14). O projeto deve aumentar o recolhimento do ITR em alguns casos até em 100% levando em conta a tabela elaborada pelo executivo. Os vereadores não tiveram tempo para ler e analisar o projeto, mas aprovaram para atender ao pedido do prefeito. Os vereadores Moacir Justino (PR) e José Paulino (PSDB) votaram contra a aprovação do projeto por dois motivos: ter sido encaminhado de ultima hora pelo executivo para a casa de leis e por considerarem que ele vai onerar o bolso dos produtores rurais.

Os vereadores não conheciam o teor do projeto, a sessão foi suspensa para que os nobres pudessem acompanhar a explicação do Secretário de Finanças, Sérgio Delgado. Ele foi à casa de leis para fazer uma explanação aos parlamentares do conteúdo do projeto. O executivo tem prazo até dia 30 de setembro para aprovar o projeto na Câmara e fazer a adequação ao decreto federal.

Sergio disse ao Hora da Notícia que a pauta de cobrança elaborada pela prefeitura está bem a quem dos valores de mercado, “foi discutida com representantes do Sindicato Rural”.

Questionado sobre os motivos que o projeto foi protocolado de última hora na Câmara, ele explicou: "foram as reuniões realizadas com auditores da Receita Federal para discutir a cobrança que atrasou o encaminhamento".

O vereador Moacir votou contra o projeto alegando que ele vai aumentar o imposto a ser recolhido pelos proprietários de terras. O parlamentar questionou o fato de o projeto ter chegado de última hora na casa de leis, o que não permitiu que fosse feito um estudo para saber quanto cada proprietário de terra vai pagar.

O Parlamentar justificou seu voto contrario ao projeto, ”sou extremamente contrário a imposto alto, estamos penalizando quem produz, o pequeno produtor não tem como pagar” concluiu.

Já o vereador Paulino disse ser contra a aprovação do projeto a toque de caixa sem fazer um estudo para que o produtor não seja prejudicado. “Sou contrário à aprovação de projeto de última hora na Câmara, o projeto precisa ser analisando, vivemos em uma região produtora, estão atropelado, deveria ter vindo com antecedência”, disse o vereador.

O projeto aprovado dividiu em seis regiões a área do município e fixou um valor para calculo do imposto. Os valores serão cobrados ainda esse ano.

A alíquota utilizada para cálculo do ITR foi estabelecida conforme tabela anexa ao projeto. O valor varia de R$ 1.200 a R$ 1.500 o hectare conforme projeto aprovado para cada imóvel rural com base na área total.

Matéria editada em 18.09.2009

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS