Os 79 prefeitos eleitos de Mato Grosso do Sul irão se reunir a partir desta segunda-feira (4) no 2º Congresso dos Municípios realizado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Durante os três dias de evento, além dos prefeitos, vereadores, servidores públicos e autoridades estaduais e federais irão compartilhar práticas inovadoras e a preparar as prefeituras para a nova gestão.
Com o tema “Inovação e Planejamento no Fortalecimento do Municipalismo e na Transição de Mandato” a programação é focada na transição de mandado eficiente e preparação dos gestores estreantes. "O fortalecimento do municipalismo depende dessa troca de experiências e do planejamento conjunto”, destacou o presidente da Assomasul, Valdir Júnior.
Entre as discussões previstas estão os painéis sobre “Recuperação de Crédito dos Entes Públicos através do Protesto de CDAs” com os especialistas Darlon Costa Duarte, Tatiana Irber e José Ramos abordando estratégias eficazes de arrecadação; “O Ministério Público e os Municípios” contará com a presença do procurador-geral de Justiça de MS, Romão Avila Milhan Junior, e do promotor Fernando Martins Zaupa; e “O Papel do Tribunal de Contas do Estado de MS” reforçam o compromisso com a governança e a transparência.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) e secretários estaduais irão discutir as pautas de interesse público e projetos para os municípios. E a primeira-dama, Mônica Riedel e outras lideranças femininas discutem a importância da representatividade feminina no setor público.
O encontro também terá palestrantes renomados como o economista e comentarista, Samy Dana, que discutirá as “Perspectivas da economia brasileira e o seu município”, trazendo uma visão atual sobre o cenário econômico para os gestores públicos.
O ex-jogador de futebol e campeã mundial, Cafu, também está na programação e abordará o tema “Quem gera resultado é a equipe”, destacando a importância da colaboração e do trabalho em equipe. Já o especialista em liderança, Erik Penna, apresentará a palestra “Liderança Transformadora”, focando em estratégias para fortalecer as gestões municipais.
Este será o segundo encontro entre os gestores que estarão a frente das prefeituras sul-mato-grossenses. Após o primeiro turno das eleições municipais, o governador Eduardo Riedel já havia reunido os prefeitos para aproximação e apresentação dos projetos.
Por Fernanda Palheta - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
|