A Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria de Saúde, intensificará a campanha de vacinação contra a Covid-19 entre 11 e 30 de novembro de 2024. O foco será em idosos a partir de 60 anos e em pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências para Idosos (RI), além de seus profissionais. A medida é uma resposta às novas recomendações de imunização contra a variante XBB do coronavírus.
A vacinação, parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é crucial para a prevenção de doenças e já recebeu a autorização da Anvisa para o uso da vacina monovalente contra a Covid-19. Os idosos são considerados um grupo prioritário, conforme o Informe Técnico do Ministério da Saúde, que recomenda que eles recebam duas doses da vacina com um intervalo de seis meses.
No Mato Grosso do Sul, há cerca de 391.091 idosos, sendo 8.031 em instituições de longa permanência. Em 2024, o estado registrou 12.534 casos de Covid-19 e 121 óbitos, destacando a necessidade urgente de vacinação.
A estratégia inclui ações em instituições e atendimento domiciliar, com a vacinação também para a Influenza para quem ainda não foi imunizado em 2024. As Coordenações Municipais de Imunização estão encarregadas de organizar a logística para garantir que os grupos prioritários sejam vacinados de forma eficaz e segura.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, convoca todos os cidadãos com 60 anos ou mais a se vacinarem. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde mais próximas de sua residência, todas as quartas-feiras. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a saúde pública e a proteção dos grupos mais vulneráveis. Não deixe de se proteger!
ASSECOM / PMCR
Silvestre de Castro
|