No dia 13 de dezembro, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari(COINTA), promoveu sua última Assembleia de 2024, marcada pela apresentação dos resultados do ano e de uma deliciosa confraternização para os colaboradores e prefeitos. O evento, realizado no Sindicato Rural de Coxim/MS, contou com a presença de prefeitos da região norte de Mato Grosso do Sul, vice-prefeitos, prefeitos e vice-prefeitos eleitos, além de autoridades estaduais, federais e especialistas.
Entre os participantes estavam os prefeitos Réus Fornari (Rio Verde de MT), Manoel Nery (Camapuã), Edilson Magro (Coxim), Gustavo Sprotte (Bandeirantes), Delegado Cleverson (Costa Rica), William Fontoura (Pedro Gomes), Dalmi Crisóstomo (Alcinópolis), Buda do Lair (Rio Negro) e o vice-prefeito Valdecir Malacarne (São Gabriel do Oeste). O presidente do Consórcio e prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, conduziu os trabalhos, reforçando a importância da união entre os gestores para o fortalecimento regional.
Enelto destaca benefícios do Consórcio
Em seu discurso, Enelto Ramos enfatizou a relevância do COINTA como ferramenta para promover economicidade, serviços de qualidade e o desenvolvimento integrado dos municípios. “Um consórcio bem estruturado e equipado só traz benefícios. A união entre os prefeitos e a parceria com o Governo, as bancadas estadual e federal são fundamentais para alavancar nossa região”, disse. Ele também elogiou o trabalho da equipe técnica do Consórcio, com menções especiais ao coordenador Pedro Freitas e ao coordenador adjunto, Cleiton Oliveira.
Parcerias e conquistas de 2024
Durante a Assembleia, foi assinada uma parceria com o SESI, visando capacitar a população e fomentar novas oportunidades de emprego, alinhadas ao desenvolvimento regional.
Entrega de títulos
O Cointa celebrou um marco importante para a agroindústria regional com a entrega de certificados de inspeção de produtos de origem animal a três empreendimentos. A concessão desses registros reforça a segurança sanitária, amplia o mercado de atuação dos estabelecimentos e valoriza a produção local.
Cleiton Oliveira destacou o impacto positivo das ações do Cointa ao compartilhar os avanços do Serviço de Inspeção, que, atualmente possui em seu escopo, 81 estabelecimentos registrados, 65 ativos e 35 com processo de registro em andamento. Oliveira apresentou os números de 2024 fazendo um balanço das ações e dos avanços obtidos. “Foi um orgulho participar da última Assembleia do COINTA. A união entre os prefeitos e a parceria com o Governo são fundamentais para alavancar nossa região. Os resultados apresentados demonstram o impacto positivo das ações do Consórcio. Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer nossa região em 2025", expressou.
Contribuições de especialistas e novas demandas
O professor Ivo Leite, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ressaltou a importância de preservar e valorizar o patrimônio cultural e ambiental da região, com destaque para as trilhas rupestres presentes em municípios como Alcinópolis, Sonora e Rio Verde de MT. Já a professora Soraia Geraldo, graduada em Enfermagem pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Urgência e Emergência e Pronto-Socorro e docente no campus Coxim da UFMS, destacou a necessidade de apoio político para a implementação do curso de medicina na cidade, uma ação que beneficiaria toda a região.
O deputado estadual Junior Mochi e o senador Nelson Trad também marcaram presença no evento. Ambos destacaram o impacto positivo do COINTA nos municípios e reafirmaram seu compromisso com o Consórcio. Trad elogiou o avanço na área da saúde, mencionando a implantação do serviço de telemedicina, que já opera em Sonora e outros municípios, resultando em uma economia de 40% a 60% nos custos com serviços básicos de saúde.
A Assembleia de encerramento do COINTA simbolizou não apenas a conclusão de um ano produtivo, mas também o fortalecimento das parcerias e a busca por novas conquistas em 2025. “Este Consórcio é exemplo de como a união pode transformar a gestão pública e melhorar a vida da nossa população”, concluiu Enelto.
Com avanços em diversas áreas e um planejamento estratégico para o futuro, o COINTA segue como peça-chave no desenvolvimento sustentável da região norte de Mato Grosso do Sul.
Assessoria
|