www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
16/01/2025 - 06:35
AGU pede à PF abertura de inquérito para investigar fake news sobre Pix
Terra
A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou um ofício à Diretoria-Geral da Polícia Federal solicitando que seja aberto um inquérito para investigar a criação de notícias falsas e a aplicação de golpes relacionados ao Pix. Uma solicitação também foi enviada à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. 
 
Os pedidos foram feitos nesta quarta-feira, 15, após uma intensa disseminação de fake news relacionadas ao método de pagamento. De acordo com o ministro da AGU, Jorge Messias, é necessária a identificação dos autores que geraram desinformação e levaram cidadãos a caírem em golpes contra a economia popular. 
 
memes e música 'Descer pra BC' para desmentir fake news sobre o Pix
“Em razão dos crimes cometidos, pessoas de boa-fé caíram em golpes estimulados pela mentira produzida por esses criminosos”, ressaltou o ministro durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
 
Na nota técnica que embasa a notificação, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) destaca que “fraudes que exploram o nome e os símbolos da Receita Federal para enviar notificações falsas e espalhar desinformação nas redes sociais geram pânico, insegurança e levam a práticas como cobranças indevidas e recusa de pagamentos eletrônicos”.
 
Desinformação
 
Após o anúncio do governo de que iria ampliar a fiscalização de operações financeiras, incluindo o Pix, a população foi atingida por uma série de notícias falsas informando que haveria uma taxação no método de pagamento e que pequenos comerciantes seriam “vigiados” pelos bancos. 
 
Mesmo o governo esclarecendo que não haveria taxas, a repercussão negativa foi grande. Nesta quarta-feira, a medida foi revogada.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS