Na sessão da ùltima segunda-feira (10), o 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia, solicitou ao governo do Estado a alocação de recursos fundo a fundo para a aquisição de novas cadeiras de hemodiálise. A medida visa permitir a ampliação dos turnos de atendimento, em resposta à crescente demanda de pacientes no município de Costa Rica e nas cidades vizinhas.
“A ampliação do número de cadeiras de hemodiálise no município de Costa Rica é uma medida urgente e de extrema importância para atender à crescente demanda de pacientes que necessitam desse tratamento especializado. Nosso município tem atendido não apenas seus próprios pacientes, mas também cidadãos de cidades vizinhas, como Alto Taquari, Figueirão, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, cooperando de forma significativa para a qualidade de vida desses pacientes”, disse.
Além da aquisição de novas cadeiras, o vereador destacou a necessidade de ampliação dos turnos de atendimento da hemodiálise, de modo a garantir que todos os pacientes sejam atendidos de forma eficaz e em tempo hábil, minimizando os impactos em sua saúde.
“A insuficiência renal é uma condição debilitante e, sem o tratamento adequado, pode levar a complicações graves e até à morte. Portanto, essa ampliação visa não apenas a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, mas também a redução de riscos e complicações que podem decorrer da espera prolongada por atendimento,” acrescentou o vereador.
A indicação foi encaminhada ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel e ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Cassiane Mews
Fabrizzio Carrijo
|