A Prefeitura de Costa Rica/MS adquiriu um “MICROSCÓPIO CIRÚRGICO OFTALMOLÓGICO” de última geração importado da Alemanha, comercializado no Brasil pela empresa Carl Zeiss do Brasil. O aparelho está instalado na Fundação Hospitalar e vai permitir que médicos cirurgiões oftalmologistas ampliem a visão de objetos não visíveis a olho nu facilitando as cirurgias.
O aparelho custou o valor de R$ 430,00 mil. O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) agradeceu ao governador Eduardo Riedel, (PSDB) tendo em vista que a aquisição foi em parceria com o Estado.
Já o secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, disse: “o Microscópio Cirúrgico Oftalmológico vai permitir melhor diagnósticos e aumentar a oferta para a realização de procedimentos cirúrgicos nos olhos”.
A diretora-geral da Fundação Hospitalar, Maria Teresinha Ritzmann, destacou: “o aparelho representa avanço significativo na oftalmologia moderna em Costa Rica, melhorando os resultados dos procedimentos cirúrgicos e garantindo maior segurança aos pacientes”.
Função do aparelho:
“O microscópio oferece visão ampliada, iluminada no campo cirúrgico, permitindo que os cirurgiões vejam detalhes com clareza, ele possui sistemas de iluminação de alta qualidade que podem ser ajustados para diferentes procedimentos, melhorando o conforto para o médico e a precisão na intervenção”, afirmou a diretora.
Investimento em saúde:
O Hospital (Fundação Hospitalar) é amplo, com 60 leitos e um quadro de médicos de diversas especialidades clinicas. O município mantém dez leitos de UTI (unidade hospitalar de pacientes gravemente doente), assim como um centro de Hemodiálise que atende pacientes de Costa Rica, do Estado de Mato Grosso e Goiás.
A prefeitura investe 26% do orçamento em saúde, repassa o valor de 1.5 milhão mensalmente para a instituição.
O hospital realiza todos os meses um número considerável de exames clínicos e cirurgias sendo superado apenas por hospitais de Campo Grande e Dourados, afirmou o secretário Daniel.
Hora da Notícia
|