O setor de bioenergia de Mato Grosso do Sul está crescendo! De acordo com as previsões, a produção de etanol deve chegar a 4,7 bilhões de litros na safra 2025/26, um aumento de 11% em relação ao ciclo atual. Além disso, a produção de açúcar deve alcançar 2,6 milhões de toneladas, com um crescimento de 30% .
Esses números foram apresentados na Expocanas, um evento que reúne lideranças do setor, entidades, prefeitos, secretários estaduais e parlamentares. O governador Eduardo Riedel destacou que o investimento anunciado é uma demonstração de confiança no estado.
Outra notícia importante é a instalação da maior planta de biometano com origem de vinhaça do mundo, em Nova Alvorada do Sul, um investimento de R$ 350 milhões. Essa iniciativa está alinhada com o projeto estratégico de descarbonização do Governo do Estado.
Mato Grosso do Sul é um dos líderes nacionais na produção de energia limpa e renovável, com 22 usinas de bioenergia em operação e cerca de 50 fornecedores de cana.
O setor sucroenergético participa com 17% no PIB industrial do Estado e possui atualmente 800 mil hectares de cana-de-açúcar plantada em 42 municípios .
|