www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
28/04/2025 - 16:50
Câmara Municipal aprova em primeira discussão Projeto Oficina das Oportunidades
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
A Câmara dos Vereadores de Costa Rica-MS aprovou, em primeira discussão na sessão desta segunda-feira,(28) o Projeto de Lei nº 1.571, de autoria do município, que visa à criação da Oficina das Oportunidades. A iniciativa será vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e substituirá a antiga Oficina dos Sonhos, criada em 2008 e revogada em 2013.
 
De acordo com o prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP), que encaminhou mensagem ao legislativo municipal, os objetivos do novo projeto seguem os mesmos da iniciativa anterior, oferecendo a adolescentes e jovens uma oportunidade de aprendizado profissional por meio do reaproveitamento de resíduos de madeira.
 
O programa será destinado a menores de 14 a 18 anos incompletos, que atuarão como artesãos aprendizes. Além da formação técnica, a Oficina das Oportunidades busca fomentar a conscientização ambiental e preparar os participantes para o mercado de trabalho.
 
Para garantir o funcionamento do projeto, o município está autorizado a adquirir máquinas e equipamentos necessários, além de contratar um artesão profissional, que atuará como instrutor dos aprendizes. Também será selecionado um instrutor coordenador, cujo salário será equivalente ao cargo de Chefe de Divisão 2 da Prefeitura Municipal.
 
Os participantes deverão estar matriculados e frequentando regularmente a escola e terão carga horária diária entre 4 e 8 horas. O município concederá um auxílio financeiro mensal, por meio de recursos do Fundo Municipal de Investimentos Sociais (FMIS), cujo valor será definido pelo Poder Executivo.
 
A seleção dos aprendizes será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social. Já o Conselho Municipal de Cultura ficará responsável por deliberar sobre o pagamento de produtividade dos participantes e a correção dos valores do auxílio financeiro.
 
Para viabilizar a iniciativa, a Prefeitura poderá firmar parcerias com empresas privadas e instituições públicas, garantindo o suporte necessário para as atividades do projeto e a aquisição da matéria-prima.
 
A proposta segue agora para segunda discussão e votação na Câmara Municipal conforme informou o presidente Artur Baird.
 
Hora da Notícia
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS