www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
07/06/2025 - 09:15
Deputada Lia Nogueira fortalece a participação feminina na política de Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Na última sexta-feira (6), Costa Rica sediou o evento “O MS é Delas  Movimento de Mulheres na Política”, reunindo cerca de 300 participantes para debater a presença feminina nos espaços de decisão do estado. Entre as líderes presentes, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) se destacou por sua trajetória política marcada pela resiliência e defesa da equidade de gênero.

Nascida em Dourados, Lia Nogueira é formada em Jornalismo e Direito pela Unigran e construiu sua carreira com forte atuação na comunicação e no meio jurídico. Sua entrada na política ocorreu em 2020, quando concorreu para a Assembleia Legislativa pelo Partido Progressista (PP), sendo a mulher mais votada em Dourados, ficando atrás do primeiro colocado por apenas 14 votos. Em 2022, foi eleita deputada estadual pelo PSDB, consolidando sua presença no legislativo sul-mato-grossense.

Durante o evento, Lia emocionou a plateia ao compartilhar desafios enfrentados na política, incluindo a resistência de estruturas partidárias dominadas por homens e a dificuldade de acesso a recursos para candidaturas femininas. "Se eu cheguei até aqui, todas podem! Não é fácil, mas somos nós que decidimos onde queremos estar", afirmou a deputada, arrancando aplausos do público.

"No meu primeiro mandato, eu não me sentia parte daquele espaço. Muitas vezes, passava mal ali, pois minha saúde mental não estava bem. Via nos olhos dos parlamentares mais antigos um olhar de questionamento: ‘O que essa está fazendo aqui? Para onde ela vai?’ Mas, com o tempo, fui conquistando colegas parlamentares e mostrando as bandeiras que defendo e acredito. Hoje, graças a Deus, construí boas amizades e tenho meu espaço." disse em sua fala.

Mãe de três filhos, sendo um autista, Lia destacou os desafios de conciliar a vida política com as responsabilidades familiares. "Choro às vezes, enxugo as lágrimas e sigo. Fui muito agredida e ofendida ao enfrentar embates políticos, mas isso me fortaleceu", relatou.  “Durante muito tempo, nos disseram ‘se ponha no seu lugar’ para tentar nos calar. Mas nosso lugar é de fala, de força e de protagonismo”, enfatizou.

Além da luta pela representatividade feminina na política, Lia Nogueira é uma forte defensora do combate à violência contra as mulheres conhecida como “o BICHÃO DO MS”, Lia tem uma atuação firme e determinada na defesa dos direitos das mulheres e das mães atípicas. 

Apoio e reconhecimento de lideranças femininas

A advogada Kátia Claro, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, prestigiou o evento e ressaltou a importância da luta feminina na política. “O lugar das mulheres é onde quisermos, e cada espaço que conquistamos representa uma batalha diária. Precisamos de garra e determinação; não é fácil, mas é possível. Eventos como esse nos fortalecem.”

Ela também destacou um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres na política: a baixa representatividade em cargos de liderança dentro dos partidos. “Esse é um obstáculo que precisamos superar para garantir a igualdade de gênero na política. Parabéns à Márcia, idealizadora deste projeto maravilhoso. Que venham muitos outros como esse!”, afirmou ao Hora da Notícia.

O presidente da Câmara, Arthur Baird, acompanhado de sua esposa, Raiani Lopes, parabenizou a primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, e toda a equipe organizadora pelo cuidado e dedicação na realização do evento. “Fazemos aqui um apelo para que mais mulheres participem da política, pois é nesses espaços que as decisões são tomadas e onde podemos fortalecer a comunidade e enriquecer o debate”, destacou Baird.

 

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS