www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
30/06/2025 - 14:54
Câmara de Costa Rica aprova modernização da COSIP com foco em segurança e eficiência urbana
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Na sessão desta segunda-feira, 30 de junho, a Câmara Municipal de Costa Rica aprovou o Projeto de Lei nº 1.576/2025, de autoria do Poder Executivo, que atualiza e amplia o escopo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).

O projeto foi aprovado com emenda modificativa do presidente da Casa, vereador Artur Delgado Baird, alinhando o texto às diretrizes da Emenda Constitucional nº 132/2023 e tornando a legislação mais atualizada e eficaz.

Entre as principais mudanças, a COSIP passa a contemplar também o custeio de sistemas de monitoramento voltados à segurança urbana e à preservação de espaços públicos, como câmeras de vigilância, sensores, iluminação inteligente e tecnologias de telegestão. Além disso, foi incluída a possibilidade de investimentos em sistemas de energia fotovoltaica.

“O que aprovamos hoje é um avanço importante para garantir mais segurança e eficiência na gestão urbana. Não se trata de aumentar tributos, mas de permitir que a arrecadação já existente seja aplicada também em tecnologias que melhoram a qualidade de vida e a segurança da população”, ressaltou o presidente Artur Baird (PP).

Outro ponto de destaque da nova redação é a transparência no cálculo da contribuição, que passa a adotar faixas de consumo e alíquotas progressivas. A lei também assegura isenção da contribuição para famílias com consumo mensal de até 110 kWh, protegendo os contribuintes de menor renda.

A proposta, que segue agora para sanção do Executivo Municipal, reforça o compromisso da administração com uma gestão moderna, responsável e voltada para o bem-estar coletivo.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS