www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
03/07/2025 - 07:58
Vereadores e autoridades cobram ação da Usina Atvos contra infestação de Mosca do Estábulo em Costa Rica-MS
Foto: Fabrizzio Carrijo
Hora da Notícia

Na manhã da última terça-feira (1º), vereadores da Câmara Municipal de Costa Rica-MS se reuniram no Paço Municipal com representantes de diversas instituições para discutir a intensificação da infestação de Moscas do Estábulo, que vem gerando graves prejuízos à pecuária local principalmente nas áreas próximas à Usina Atvos.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Artur Baird; o vice-presidente, Magno Almeida; os secretários Juvenal da Farmácia e Roseno Martins; além dos vereadores Lucas Gerolomo, Ailton Amorim, Popó, Rosângela Marçal, Evair Gomes e Coco. O encontro também contou com a presença de membros da IAGRO, FAMASUL, Ministério Público Estadual  representado pelo promotor Guilherme Pereira Diniz Penna, do prefeito Cleverson Alves dos Santos, do vice-prefeito Ronivaldo Cota, secretários municipais e produtores rurais.

Durante o debate, representantes da Usina Atvos foram cobrados sobre as medidas adotadas para conter o avanço da praga. Os participantes destacaram a necessidade de ações mais eficazes e urgentes para minimizar os impactos sobre o rebanho e a economia agrícola da região.

O presidente da Câmara, Artur Baird, ressaltou que o controle da Mosca do Estábulo depende de rigor técnico, especialmente na gestão de resíduos:

“Não se trata apenas de aplicar químicos. É essencial o manejo adequado dos resíduos orgânicos e efluentes do processo industrial. Se esse manejo falha, o problema persiste. A responsabilidade é coletiva e a cobrança precisa ser contínua.”Baird garantiu que o Legislativo continuará atuando firmemente na fiscalização e formulação de soluções conjuntas:

“Estamos aqui para representar os produtores e buscar soluções técnicas e duradouras. A Câmara continuará presente, cobrando e apoiando medidas eficazes.”

O problema, recorrente desde 2014, tem gerado embates entre produtores, a Atvos e representantes dos três Poderes. Embora haja ações conjuntas nos últimos anos, produtores relatam pouca redução na infestação. Muitos afirmam que a praga só surgiu após a instalação da usina na cidade.

Segundo relatos, o gado atacado pela mosca torna-se agitado, deixa de se alimentar e enfraquece. Prejuízos na produção de leite já ultrapassam os 60%, alertam os pecuaristas.

Especialistas apontam que a vinhaça resíduo da produção de álcool usado como adubo nos canaviais  misturada à palha da cana, cria ambientes ideais para a proliferação da chamada “mosca da vinhaça”, que ataca diretamente o rebanho.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Marquinho Galvão

Mais um ano se passou! um ano de alegria e companheirismo!! O prazer da sua amizade, honra t...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS