Nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, o Diário Oficial do Município publicou o Decreto nº 5.063, que estabelece a nova estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. O decreto, assinado pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos, tem como base o artigo 96 da Lei Orgânica do Município e a Lei Municipal nº 1.376/2017. Organização do Gabinete e Departamentos A Secretaria passa a contar com um gabinete subdividido em departamentos estratégicos:
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Planejamento
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Financeiro
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Transportes
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Licitação (com equipes de gestão e fiscalização)
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Regulação
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Assistência Social
Além disso, estão oficialmente vinculados ao gabinete o Conselho Municipal de Saúde, a Contratualização com a Fundação Hospitalar de Costa Rica e o Serviço Auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar (SGBM). Novas Superintendências O decreto institui quatro superintendências com funções específicas:
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Atenção Básica
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Média e Alta Complexidade
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Saúde Única
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Vigilância Sanitária
Coordenações e Gerências Especializadas Dentro dessas superintendências, diversas coordenações e gerências foram definidas:
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Saúde Bucal
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Estratégia Saúde da Família (ESF), com núcleos como Sonho Meu III, Vila Nunes, São Francisco, e Vale do Amanhecer
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Assistência Farmacêutica
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Centros de Reabilitação e Especialidades Médicas
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Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
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Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Imunização e Controle de Vetores
Validade e Publicação O decreto entrou em vigor na mesma data de sua publicação 16/07/2025 e está disponível para consulta no Diário Oficial do Município e no portal Leis Municipais. Com esta reestruturação, a gestão municipal espera garantir maior eficiência, transparência e qualidade nos serviços de saúde prestados à população costarriquense. |