www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
17/08/2025 - 08:34
Em meio ao debate nacional, MP pede que município pare de expor fotos de alunos
Foto: Divulgação
Em meio ao amplo debate nacional em relação à divulgação e exposição de imagens de crianças e adolescentes na internet depois do vídeo do youtuber Felca, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, através da 1ª Promotoria de Justiça de Bela Vista, recomendou ao prefeito do município, Gabriel Boccia (PL), que não autorize qualquer divulgação de imagens audiovisuais de alunos da rede municipal sem a autorização dos pais ou responsáveis.
 
O pedido é parte de inquérito civil que trata de assuntos relativos à infância e à adolescência e é destinado a publicações do Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores de Bela Vista, "em suas páginas oficiais na internet, ou por qualquer outro meio".
 
Segundo o promotor Guilerm Timm Rocha, a promotoria recebeu informações de que a prefeitura estaria divulgando em suas páginas oficiais a imagem de crianças em ambientes escolares sem autorização. Rocha ainda reforça que os materiais podem ser usados por terceiros, "sendo impossível o controle de compartilhamentos e do alcance dessa divulgação".
 
A recomendação também cita que a exposição de crianças e adolescentes jamais deverá ser utilizada com a finalidade de promover meros atos de publicidade da Administração Pública e que o documento ressalta que os requerimentos de matrícula na Secretaria Municipal de Educação já solicitam que os pais ou responsáveis autorizem a utilização da imagem do aluno em fotografias e filmagens relacionadas às atividades pedagógicas. "Portanto, a utilização da imagem dos alunos deverá ocorrer, após autorização, apenas pela própria unidade escolar e para fins especificamente pedagógicos."
 
O Ministério Público concedeu o prazo de 10 dias úteis para que o prefeito e a Câmara informem, por escrito, sobre o acatamento da recomendação e as medidas que serão adotadas. A inobservância da recomendação resultará na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, além da responsabilização civil, administrativa e criminal dos agentes envolvidos.
 
Lucia Morel /Campo Grande News
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Tuanny Amabily Folle
Tuanny, você é especial para nós. Hoje então é muito mais, nós te amamos, desejamos tudo de melhor q...
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS