www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
29/08/2025 - 07:13
Chapadão do Sul cresce 11,66% e reforça papel estratégico no agronegócio nacional
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Chapadão do Sul, município localizado no nordeste de Mato Grosso do Sul e vizinho de Chapadão do Céu (GO),e Costa Rica(MS) acaba de conquistar um marco expressivo: foi a cidade sul-mato-grossense com o maior aumento populacional segundo a última projeção do IBGE. O crescimento foi de 11,66%, elevando o número de habitantes de 30.993 para 34.606.

O prefeito Walter Schlatter (PP), surpreendido pelos dados divulgados, atribuiu o avanço ao fortalecimento do agronegócio, que movimenta a economia local com commodities como soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e pecuária. “É uma cidade pequena onde corre dinheiro”, afirmou o gestor, destacando também a presença de pequenas indústrias, concessionárias e atacadistas que se instalaram na região.

Além de administrador público, Schlatter é produtor rural e figura como o candidato mais rico das eleições de 2024 no estado, com patrimônio declarado de R$ 125,3  milhões, incluindo 53 propriedades rurais sem edificações. Ele está em seu primeiro mandato e reforça que o crescimento populacional não está relacionado à migração de trabalhadores da obra da fábrica de celulose em Inocência, município vizinho.

Chapadão do Sul começou a ser povoado na década de 1970 e, ao longo dos anos, consolidou-se como uma referência no agronegócio brasileiro. O município foi oficialmente criado em outubro de 1987, por meio de uma lei que determinou seu desmembramento das cidades de Cassilândia e Paranaíba.

Chapadão do Sul se beneficia de uma localização estratégica, com acesso pelas rodovias MS-306 e BR-060, e proximidade de centros urbanos como Goiânia (GO) e São José do Rio Preto (SP). A cidade também investe em qualidade de vida, com bons serviços de saúde, educação superior  incluindo o curso de Direito da UFMS e uma gastronomia que, segundo o prefeito, “não fica devendo nada para a Capital”.

Com uma economia que cresce entre 5% e 6% ao ano, Chapadão do Sul ocupa a 11ª posição no ranking do PIB entre os 79 municípios do estado, conforme dados do IBGE e da Semadesc. O crescimento populacional reforça a importância da cidade na distribuição de recursos federais, consolidando seu papel como polo econômico regional.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS