www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
29/08/2025 - 16:24
Costa Rica realiza Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Neste sábado, 30 de agosto de 2025, o município de Costa Rica (MS) promove o Dia D de mobilização e vacinação contra o sarampo, das 8h às 16h, nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Central, Vale e São Francisco. A ação é parte da campanha estadual “MS Vacina Mais: Sarampo”, que ocorre entre os dias 18 e 31 de agosto em todo o Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, proteger a população e evitar a reintrodução do vírus na região.

Autoridades reforçam importância da vacinação

O prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP) e o secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, destacam a relevância da participação da comunidade. “A vacinação é um passo essencial para proteger a saúde de todos e manter Costa Rica livre do sarampo”, afirmam.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, causada pelo vírus Morbillivirus. Os principais sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas no rosto que se espalham pelo corpo. A única forma eficaz de prevenção é por meio da vacinação, que oferece proteção duradoura.

Público-alvo e orientações

Durante a campanha, serão aplicadas:

  • Dose zero para crianças de 6 a 11 meses
  • Vacinação seletiva para pessoas de 12 meses a 59 anos que não completaram o esquema vacinal

Além disso, trabalhadores da saúde devem estar com a vacinação em dia, apresentando comprovação das duas doses da vacina.

Os pais ou responsáveis que levarem seus filhos devem apresentar documentos como cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS, para garantir a correta atualização do histórico vacinal.

Compromisso com a saúde pública

Com essa mobilização, a Prefeitura de Costa Rica reafirma seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população, buscando minimizar os riscos de surtos e fortalecer a imunização coletiva.

A orientação é clara: vacinar é proteger. A população está convidada a participar ativamente e contribuir para uma cidade mais saudável e segura.

 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS