www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
30/08/2025 - 08:18
Reinaldo Azambuja prepara filiação ao PL com grande evento em Campo Grande
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Após quase três décadas de militância no PSDB, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, está prestes a oficializar sua filiação ao Partido Liberal (PL). Segundo apuração do Correio do Estado, o ato político está previsto para o dia 12 de setembro, às 16h, no clube de campo da Associação Nipo-Brasileira, localizado na Avenida Ministro João Arinos, nº 140, no Bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande.

A mudança de legenda marca o fim de um ciclo iniciado em 6 de dezembro de 1995, quando Azambuja ingressou no PSDB, conforme certidão de filiação partidária consultada pelo Correio do Estado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar do anúncio, o ex-governador ainda figura como filiado ao PSDB, diferentemente do atual governador Eduardo Riedel (PP), que já oficializou sua entrada no Progressistas.

O evento de filiação promete reunir mais de quatro mil pessoas, incluindo nomes de peso da política nacional, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Rogério Marinho (RN), e possivelmente a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente nacional do PL Mulher. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, não poderá comparecer devido à prisão domiciliar determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também são esperadas lideranças locais e regionais, como os senadores Nelsinho Trad (PSD), Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (Podemos), além de prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais. O governador Eduardo Riedel também deve marcar presença.

Embora o evento já esteja sendo divulgado, Azambuja afirmou ao Correio do Estado que a data e o local ainda não foram oficialmente confirmados:

“Devemos bater o martelo quanto à data e ao local neste fim de semana. Fui informado de que já está circulando que será no dia 12 de setembro, mas quem vai definir isso é o presidente Valdemar Costa Neto.”

Além de Azambuja, pelo menos 30 dos 44 prefeitos tucanos devem migrar para o PL. No entanto, os 256 vereadores do PSDB não poderão acompanhar suas lideranças, pois a janela partidária para troca de legenda só será aberta em 2028. Já os deputados estaduais e federais terão essa possibilidade em 2026, e a expectativa é que a maioria também deixe o PSDB.

Durante reunião com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, Azambuja comunicou sua saída do partido e alinhou que os deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende permanecerão na sigla para disputar a reeleição.

“Por enquanto, quem está certo de me acompanhar é a deputada estadual Mara Caseiro, que sairá candidata a deputada federal”, declarou Azambuja ao Correio do Estado.

A movimentação política sinaliza uma reconfiguração importante no cenário partidário sul-mato-grossense, com o PL buscando consolidar sua força regional por meio de um evento de grande impacto.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS