www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Lazer
30/08/2025 - 08:28
PT de Mato Grosso do Sul inicia articulações para 2026 com posse de Vander Loubet e filiação de Fábio Trad
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Neste sábado (30), o Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso do Sul dá início à sua jornada rumo às eleições de 2026 com dois movimentos estratégicos: a posse do deputado federal Vander Loubet como novo presidente estadual da sigla e a filiação do ex-deputado federal Fábio Trad, nome de destaque da centro-esquerda sul-mato-grossense. O evento acontece no auditório da Fetems, com o tema “MS Popular e Democrático”, e deve reunir cerca de 250 delegados.

Segundo informações portal o Jacaré, o PT sonha com uma chapa competitiva para o Senado e o Governo do Estado, após um hiato de 12 anos sem protagonismo nas disputas majoritárias. A última candidatura forte ao Executivo foi a de Delcídio do Amaral, em 2014, que perdeu no segundo turno para Reinaldo Azambuja (PSDB). Delcídio também foi o último senador eleito pelo PT em MS, em 2010, antes de sua cassação.

Desde então, o partido enfrentou derrotas consecutivas: Ricardo Ayache perdeu para Simone Tebet (MDB) em 2014; Zeca do PT foi superado por Soraya Thronicke (Podemos) em 2018; e em 2022, o estreante Tiago Botelho surpreendeu ao conquistar o terceiro lugar, ficando à frente de nomes tradicionais como Odilon de Oliveira, embora atrás de Mandetta (União Brasil) e Tereza Cristina (PP).

No campo do Executivo estadual, os resultados também foram modestos: Humberto Amaducci ficou em 4º lugar em 2018, e Giselle Marques em 5º em 2022.

Agora, o PT aposta em Vander Loubet, em seu sexto mandato como deputado federal, para disputar uma das duas vagas ao Senado. Sobrinho de Zeca do PT, Loubet é é visto como o nome capaz de representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado e conter o avanço do bolsonarismo. Ele deve contar com apoio de prefeitos de diferentes partidos para viabilizar sua candidatura.

Para o Governo, o partido filia Fábio Trad, ex-presidente da OAB/MS e irmão do senador Nelsinho Trad (PSD) e do ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT). Embora Fábio tenha declarado que pretende retornar à Câmara dos Deputados, o PT trabalha para convencê-lo a disputar o Executivo estadual, oferecendo um palanque competitivo para Lula em Mato Grosso do Sul, onde o atual governador Eduardo Riedel (PP) já se movimenta pela reeleição.

A estratégia inclui a indicação de um nome ligado ao agronegócio para compor a chapa e ampliar a base de apoio. Trad não descarta totalmente a candidatura majoritária, afirmando que estará no projeto que melhor contribuir para a reeleição de Lula em 2026.

Durante o encontro, será aprovada a tese “MS Popular e Democrático”, que servirá como guia para as ações e diretrizes do PT-MS nos próximos anos.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS