www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Economia
14/09/2025 - 17:04
Usina Cedro é oficialmente inaugurada em Paranaíba e promete transformar o setor energético de MS
Foto: Mairinco de Paud
Hora da Notícia

Após anos de expectativa, a Usina Cedro, empreendimento do grupo paulista Pedra Agroindustrial, foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (12), em Paranaíba, Mato Grosso do Sul. Embora as operações tenham iniciado em agosto, a solenidade marcou o início simbólico de uma nova era para o setor sucroenergético da região.

Localizada no distrito de Vila Raimundo, a 41 km de Paranaíba, a usina possui capacidade para processar 2,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, com produção estimada de 190 milhões de litros de etanol. Além disso, o bagaço da cana é aproveitado para a cogeração de 38.602 MWh de energia elétrica, suficiente para abastecer o maquinário da planta e ainda fornecer excedente à rede nacional.

O projeto, iniciado em 2012 sob o nome Orbi Bioenergia, foi adquirido em 2022 pelo Grupo Pedra Agroindustrial, que investiu mais de R$ 660 milhões na estrutura e rebatizou a planta como Usina Cedro. Com essa nova unidade, o grupo passa a contar com quatro usinas três em São Paulo e agora uma em Mato Grosso do Sul todas voltadas à produção de etanol, açúcar e energia limpa.

Durante a cerimônia, o diretor superintendente Luiz Roberto Kaysel Cruz destacou o apoio do governo estadual e reafirmou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável:“O alicerce que mantemos há 94 anos nos permite assegurar que será preservado para construir um futuro melhor para nosso país.”

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, elogiou a tecnologia de ponta empregada na usina, ressaltando a eficiência e sustentabilidade do processo industrial.

Já o governador Eduardo Riedel enfatizou o impacto positivo da usina na economia local e no bem-estar social:“Mato Grosso do Sul tem clareza de onde quer chegar: transição energética, segurança alimentar, sustentabilidade. Tudo isso temos aqui, podemos dar aula ao mundo.”

Além da geração de até 1,2 mil empregos diretos e indiretos, o Governo do Estado anunciou obras de infraestrutura para a região, como a construção de um trevo na BR-158 com a MS-434 e a pavimentação de 7 km até a entrada da usina, financiadas pelo Prodesenvolve.

Com a entrada em operação da Usina Cedro, Mato Grosso do Sul passa a contar com 22 unidades produtoras de biocombustíveis 19 de cana-de-açúcar e 3 de milho. A previsão para a safra 2025/2026 é de 4,7 bilhões de litros de etanol e 2,6 milhões de toneladas de açúcar, consolidando o estado como referência nacional em energia renovável.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS