www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
24/09/2025 - 06:30
Sejusp cria Escola de Segurança Pública e dá passo estratégico rumo à qualificação permanente
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), oficializou a criação da Escola Superior de Segurança Pública (ESSP), uma iniciativa estratégica para o fortalecimento, modernização e qualificação permanente dos profissionais que atuam na área em Mato Grosso do Sul.
 
O projeto é inédito no Estado e representa um avanço significativo na estruturação de políticas permanentes de formação e desenvolvimento na área da segurança pública.
 
Instituída pelo Decreto nº 16.673, de 19 de setembro de 2025, a Escola nasceu a partir de um estudo técnico conduzido por um Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar, composto por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria-Geral de Perícias e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
 
“Composto por profissionais de diferentes áreas, com experiências diversas, o grupo se debruçou por mais de um ano sobre estudos, diagnósticos e boas práticas nacionais e internacionais”, destacou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp-MS, Tiago Macedo dos Santos, que presidiu o GT.
 
O superintendente explica que a ESSP terá funções que vão muito além da capacitação tradicional.
 
“Será um espaço voltado à formação, ensino, pesquisa, extensão, inovação e cooperação internacional. Entre as principais competências da nova escola estão a formulação de políticas de formação e aperfeiçoamento de servidores, a realização de cursos de capacitação e especialização, a produção e difusão de conhecimento por meio de pesquisas e eventos científicos, além do estabelecimento de convênios e parcerias com instituições de ensino e segurança no Brasil e no exterior”.
 
Um dos destaques da ESSP será o foco na atuação em contextos de fronteira e nos fluxos internacionais, áreas particularmente sensíveis para Mato Grosso do Sul, que compartilha divisas com dois países e terá papel central na integração promovida pela Rota Bioceânica. A Escola nasce, portanto, com vocação para ser um centro de referência no estudo e enfrentamento de dinâmicas transnacionais de segurança.
 
Outro ponto fundamental do projeto é a articulação com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que participou ativamente do GT e será uma das principais parceiras institucionais da ESSP. A proposta é que a UEMS e as próprias instituições de segurança pública do Estado compartilhem expertises e recursos, fortalecendo a atuação conjunta na oferta de cursos e projetos de pesquisa e extensão.
 
Com a criação da ESSP, Mato Grosso do Sul estabelece um novo marco para a segurança pública estadual, com um modelo que une formação de excelência, inovação e cooperação interinstitucional. A expectativa é de que a Escola atue como um verdadeiro polo integrador de saberes e práticas, elevando a qualidade das ações de segurança e colocando o Estado na vanguarda das políticas públicas para o setor.
 
Comunicação Sejusp
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS