www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
28/10/2025 - 07:14
Câmara de Costa Rica aprova projeto que transforma sobras da merenda escolar em adubo orgânico
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (27), os vereadores da Câmara Municipal de Costa Rica aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 545/2025, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Aproveitamento das Sobras da Merenda Escolar para Produção de Adubo Orgânico. A proposta é de autoria da vereadora professora Evair Gomes Nogueira.

O programa tem como objetivo reaproveitar os resíduos orgânicos das refeições escolares por meio de compostagem. O adubo produzido será utilizado nas hortas das escolas municipais e também distribuído para hortas domésticas de famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além de promover o reaproveitamento sustentável, a iniciativa busca incentivar a educação ambiental, combater o desperdício de alimentos e fortalecer a segurança alimentar no município.

Durante a votação, a vereadora Evair Gomes Nogueira, destacou o impacto social e pedagógico da proposta. “Este projeto vai muito além do reaproveitamento de resíduos. Ele representa uma oportunidade de ensinar nossas crianças sobre sustentabilidade, na prática, ao mesmo tempo em que fortalece a produção de alimentos saudáveis nas escolas e apoia famílias que enfrentam dificuldades. Estamos plantando uma semente de consciência ambiental e solidariedade”, afirmou.

O projeto prevê ainda a atuação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, que serão responsáveis pela implementação e orientação técnica do programa.

Com a aprovação legislativa, o texto segue para sanção do Poder Executivo. A expectativa é que, após regulamentação, as escolas recebam capacitação para a separação dos resíduos e que o processo de compostagem seja implantado gradualmente.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS