www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
11/11/2025 - 06:11
Mato Grosso do Sul leva ao mundo modelo de crescimento com sustentabilidade na COP30
Foto: Bruno Rezende
Hora da Notícia

Com uma economia em pleno crescimento e projeção de aumento de 5% no PIB em 2025  um dos maiores índices do país,  Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional e internacional. Esse avanço é impulsionado principalmente pelo agronegócio, que deve registrar um salto de 17,2% no PIB agropecuário. Mas o que chama ainda mais atenção é a capacidade do Estado de conciliar esse desenvolvimento com a preservação ambiental.

Essas conquistas serão apresentadas ao mundo durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece nas próximas duas semanas em Belém (PA). Mato Grosso do Sul participa ativamente do evento, com presença confirmada do governador Eduardo Riedel, do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e do secretário-adjunto Artur Falcette.

Crescimento com responsabilidade ambiental

O Estado será destaque em diversos painéis por sua experiência única em aliar crescimento econômico com conservação ambiental. Um dos principais exemplos é o programa MS Carbono Neutro 2030, que busca neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até o fim da década, sem comprometer o avanço econômico-social. A estratégia envolve técnicas de retenção de carbono, aumento da eficiência produtiva e uso de ciência e inovação ambiental.

Com um inventário completo de emissões já concluído, Mato Grosso do Sul iniciou o que a Embrapa chamou de “revolução silenciosa”, integrando governo, setor produtivo, universidades e institutos de pesquisa em um ecossistema de desenvolvimento sustentável.

Destaques na COP30

No espaço Agrizone, mantido pela Embrapa, o governador Riedel e o secretário Verruck apresentarão os resultados do Estado na agropecuária de baixo carbono. Entre os dados que serão expostos está o crescimento de 500% na área florestal plantada em uma década, além da atração de mais de R$ 70 bilhões em investimentos privados, consolidando o Estado como o maior polo de celulose do país.

Outro destaque é o FCO Verde, linha de crédito voltada para projetos sustentáveis, que injetou R$ 360 milhões na agricultura de baixo carbono entre 2019 e 2024.

Além disso, o governador participa de um painel na Green Zone da Abema, onde discutirá a Lei Geral do Licenciamento Ambiental e o papel dos estados na sua execução. Já Jaime Verruck estará no painel “Inovação e Inteligência Ambiental: Tecnologia a Serviço da Sustentabilidade”.

Na quarta-feira (12), Riedel também participa de um painel no espaço da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), onde defenderá o fortalecimento do papel dos governos subnacionais na governança climática global.

Pagamento por Serviços Ambientais

Na sexta-feira (14), o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) será apresentado por Jaime Verruck na Casa da Biodiversidade e Clima, instalada pela Abema no Instituto Tecnológico do Vale (ITV). O foco será mostrar como incentivos financeiros podem induzir mudanças de comportamento e promover a conservação ambiental.

Com base científica sólida, políticas públicas estruturantes e uma articulação eficiente entre os setores público e privado, Mato Grosso do Sul se posiciona como referência global em desenvolvimento sustentável — e agora compartilha essa experiência com o mundo na COP30.

 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS