|
A Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica-MS recebeu na última quarta-feira (12) a visita do Delegado Regional, Lúcio Fatima da Silva Barros, como parte da correição ordinária, procedimento que visa avaliar a regularidade dos serviços, a eficiência e a assiduidade das unidades policiais. Ele foi recepcionado pelo Delegado Titular da unidade Jhonny Garcia Trindade Monteiro. Durante a visita, Lúcio se reuniu com representantes da OAB e com a equipe do Hora da Notícia, destacando as novas diretrizes do Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Jairo Carlos Mendes. As metas estabelecidas pelo priorizam quatro pilares estratégicos: homicídios, desaparecimentos, violência doméstica com autoria conhecida e crimes de furto e roubo. Balanço da Delegacia em 2025 De janeiro até o dia 12 de novembro, a Delegacia de Costa Rica-MS apresentou os seguintes números:
1.931 boletins de ocorrência registrados
455 inquéritos relatados
36 inquéritos em tramitação aguardando instauração
222 TCOs e procedimentos envolvendo menores infratores
235 conciliações realizadas
5 procedimentos em tramitação no cartório
30 autos de apuração infracional instaurados
31 autos concluídos e 2 em tramitação
51 veículos apreendidos
5 armas apreendidas
30.219,21 kg de drogas apreendidas
Estrutura da unidade
A equipe da delegacia é composta por:1 delegado,2 escrivães,8 investigadores,7 servidores administrativos cedidos da prefeitura. O Delegado Lúcio elogiou o trabalho conduzido pelo Delegado Dhiony, que também responde pela cidade de Paraíso das Águas, a cerca de 60 km de Costa Rica. “O trabalho tem sido exemplar, com uma equipe comprometida e resultados expressivos”, afirmou. Diálogo com a OAB A secretária-geral da OAB, Nathielly da Silva Costa, e o secretário-geral adjunto, Kayron Breno Rodrigues Ferreira, destacaram a boa relação com a delegacia. “Não temos nada a reclamar. Quando surge uma demanda, tudo é resolvido no diálogo”, afirmou Nathielly, que também celebrou a conquista de um estacionamento exclusivo para advogados. Desaparecimentos esclarecidos Entre janeiro e novembro, foram registrados 13 boletins de ocorrência por desaparecimento de pessoas todos devidamente esclarecidos pela equipe da delegacia. Estrutura física e apoio comunitário A delegacia está bem cuidada e extremamente limpa. O prédio conta com espaços especializados, como:
-
Salas Lilás: atendimento humanizado para mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência
-
Sala da Polícia Militar
-
Sala exclusiva para advogados
-
Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore: espaço dedicado à resolução consensual de conflitos
O Delegado Jhonny também destacou o apoio do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Costa Rica), que realiza repasses à delegacia conforme as necessidades operacionais. "As celas em anexo da delegacia, abrigam seis detentos que aguardam transferência para presídios." Correição e metas regionais Doutor Lucio, é responsável por oito delegacias na região, reforçou que as correições ordinárias são conduzidas pelos departamentos de polícia com orientação da corregedoria geral da polícia civil. "Antes, nossas ações estavam condicionadas exclusivamente às correições. Hoje, contamos com ferramentas que nos permitem acompanhar os casos em tempo real, agir com mais agilidade e garantir maior resolutividade", afirmou. Ele também destacou que nenhum crime de grande repercussão ocorrido em Costa Rica permaneceu sem solução durante sua gestão. “Cada delegacia do interior do estado conduz suas investigações com foco na celeridade, buscando efetuar a prisão dos acusados no menor tempo possível”, concluiu o delegado regional. 
Hora da Noticia |